Atores de “Uma Nova Atração” contam como foi participar do projeto

Texto escrito por Pedro Diego Rocha

Um elenco de 22 pessoas, 20 webcapts (pílulas diárias de conteúdo) com três minutos de duração cada e um trabalho feito a inúmeras mãos, no qual todo mundo se divide. Uns atuam, outros produzem, alguns fazem as duas coisas e tem gente que fotografa, ajeita figurino e até prepara o lanche do pessoal. Assim é “Uma Nova Atração”, projeto colaborativo online exibido exclusivamente na TV Hare desde o último dia 29 de fevereiro, produzido pelo esforço de uma equipe que o fez acontecer sem patrocínio, só com a vontade de fazer cultura mesmo. Uma conversa com alguns quebradeiros integrantes do elenco mostra o que eles acham de participar de um projeto como este.

Cristina Hare dá vida à Ella Wills, a nova apresentadora do show de calouros, cenário principal dos webcapts. Participante da UQ desde os primórdios, se matriculou na primeira turma em 2011 e hoje é Mestre Quebradeira. Seu projeto, a TV Hare, criado com sua irmã Denise Kosta, exibe também, há cinco anos, o Canal Quebradas, que divulga quebradeiros e suas respectivas atuações. Seus amigos espectadores dos projetos exibidos lá se interessaram pela filosofia da UQ e quiseram participar do curso.

Cristina Hare como Ella Wills em "Uma Nova Atração (Crédito: Noelia Albuquerque)
Cristina Hare como Ella Wills (Crédito: Noelia Albuquerque)

“No elenco da atual web novela, temos participantes que desconheciam a UQ, mas que em contato conosco e demais quebradeiros neste trabalho, conheceram o projeto e já se inscreveram para a próxima edição”. Hare comenta não haver glamourização de atores ou hierarquia de diretores na TV Hare. “Todos podem assumir a posição que quiserem, desde que se responsabilizem em fazer acontecer”.

A atriz e fotógrafa Noelia Albuquerque encarna a vilã de “Uma Nova Atração”: Donna Dora, personagem que ela diz ser complexa de fazer. “Fui pesquisar, na vida real, personalidades inseridas na mídia que nos fazem refletir sobre como somos manipulados”. Donna é caricata e suas posturas de corpo, expressões e voz foram construídas com apoio da direção. Noelia, em parceria com Hilderson Pinheiro, é uma das responsáveis pela fotografia, produção e ambos fizeram uma exposição de fotos de bastidores dos webcapts no Café Grégora na Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A atriz e fotógrafa Noelia Albuquerque como Donna Dora. (Crédito: Fernando Cunha Jr.)
A atriz e fotógrafa Noelia Albuquerque como Donna Dora. (Crédito: Fernando Cunha Jr.)

Veterana da turma de 2011 da UQ, ela fala de sua presença no programa de extensão. “São cinco anos entre aulas, seminários, projetos artísticos e trocas com pessoas que agregam valores à arte das periferias. O canal Quebradas já divulgou minhas exposições fotográficas, oficinas de fotografia, realização de filmes e, agora, a inovadora web novela. Temos um lema: Uma vez quebradeiros, sempre quebradeiros! Juntos, construímos história”.

“Melhor ainda é entregar algo produzido pelo coletivo”, comenta atriz sobre projeto

“Energizante, revigorante, deglaciante!”, define a atriz circense Anick Lorena sobre viver a moça do sabão em “Uma Nova Atração”. “Fiz uma dona de casa de outra época, achei um máximo. É maravilhoso, participar e é incrivelmente gratificante a troca na coletividade. Integrar a tvhare.com é um presente. Melhor ainda é entregar algo produzido pelo coletivo”, conta a participante da UQ que começou no curso em 2011. “A UQ sempre me influencia a buscar novas produções, não só diretamente como indiretamente, proporcionando o encontro de grandes artistas, Sou muito grata por isso”.

Na UQ há dois anos, o assistente administrativo Daniel Cruz é mais um dos que integra os webcapts, como Júnior Cortês. Ele conta ter gravado muito bem o texto, mas não houve como ter um preparo maior, já que eles criavam na hora. “A forma de filmagem é muito dinâmica e permite o improviso e a espontaneidade. O modo como o projeto é construído nos faz sentir úteis e proporciona algo fora do comum. Não só atuar, mas participar na construção do figurino, na preparação do set ou até preparar o lanche ou ajudar a divulgar na rede”, ele explica.

Produtor cultural, ator, escritor, roteirista e assistente de câmera, Edgar Siqueira faz o papel de Peter Tony. Ele pesquisou perfis de apresentadores de auditório e deixou até o cabelo crescer para assumir a excentricidade do personagem, a quem ele montou a partir de orientações e características dadas pela direção. “É maravilhoso estar com pessoas que sonham alto e buscam realizar seus sonhos. Todos com muita vontade de produzir um resultado positivo”, comenta ele, participante da UQ desde o começo de 2015.

Edgar Siqueira como Peter Toni, o apresentador do programa que acontece dentro da web novela “Uma Nova Atração” (Crédito: Noelia Albuquerque)
Edgar Siqueira como Peter Toni, o apresentador do programa que acontece dentro da web novela “Uma Nova Atração” (Crédito: Noelia Albuquerque)

Usando a Internet como aliada

“Uma Nova Atração” conta com a ajuda de quem mesmo o produziu. A dinâmica do processo de gravação e exibição faz do projeto arrojado, tornando-o plataforma de divulgação para artistas que muitas vezes não têm espaço em veículos de comunicação mais conhecidos, com a facilidade de estar na Internet e poder se visto a qualquer dia e hora,  hoje ou daqui a 10 anos.

A divulgação acontece nas redes sociais, onde personagens têm perfis próprios e comentam posts, como se existissem mesmo. A diretora e roteirista da trama Denise Kosta criou o “Manifesto Uma Nova Atração” para promover a novela. Em uma das artes, a frase “Que o palco seja sempre território livre de direito a todo artista”. Com tempos tão complicados, a vontade de se fazer arte e cultura vai encontrando caminhos para chegar onde quer.

Arte do Manifesto Uma Nova Atração, criado para divulgar o projeto nas redes sociais (Crédito da Foto: Denise Kosta)
Arte do Manifesto Uma Nova Atração, criado para divulgar o projeto nas redes sociais (Crédito da Foto: Denise Kosta)

3 comentários sobre “Atores de “Uma Nova Atração” contam como foi participar do projeto”

  1. Mais uma matéria sensacional do jornalista Pedro Diogo Rocha, abrindo espaço e oportunidade aos artistas de toda a sorte para propagar talentos de Uma Nova Atração e da TV HARE. Muito obrigada Pedro, sobretudo pela excelência em seus textos. Nosso muito obrigado de toda equipe fica também à Universidade das Quebradas, abrigando nossos sonhos – e agora nossa divulgação! Parabéns, iniciativas como esta são raras e muito nobres 🙂 Sucesso para todos nós!

Deixe uma resposta