Aula sobre poesia enriquecerá nossos poetas

A próxima terça será brindada de poesia na Universidade das Quebradas. O especialista Fred Coelho ministrará uma aula completa, na qual os quebradeiros terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobra essa arte, desde o Romantismo até o Tropicalismo.

 

Cinco pontos irão organizar a aula. O primeiro, Poesia romântica e a hegemonia do Parnasianismo englobará os poetas Casemiro de Abreu, Olavo Bilac e Augusto dos Anjos. Em seguida, o professor vai explicar como se deu o processo de transição da linguagem parnasiana para a moderna, em que os poetas passam a escrever como se fala, além de comentar sobre a modernidade urbana e seu impacto na literatura brasileira. Sinhô e Noel Rosa serão os destaques desse momento da aula, enquanto “poetas do samba”.

 

O terceiro ponto fará distinção entre os três caminhos da poesia modernista: Mário de Andrade, com a “Paulicéia Desvairada”, Oswald de Andrade, com a “Poesia Pau Brasil” e Manuel Bandeira, com o lirismo modernista. A geração de 1945 será o foco da exposição no quarto ponto da aula, em que Fred Coelho irá destacar Carlos Drummond de Andrade e a “pedra no meio do caminho”, Vinícius de Moraes e a renovação do lirismo, além de João Cabral de Melo Neto, Murilo Mendes e Cecília Meireles.

 

Coelho pretende finalizar a aula mostrando os impactos da presença da poesia modernista na cultura e, sobretudo, na música brasileira do século XX. Serão destacados o modernismo na MPB e seus desdobramentos tropicalistas. A aula, como sempre, terá início às 14h. Possivelmente será uma das aulas mais interessantes para todos, já que grande parte dos nossos quebradeiros são poetas ou consideram a poesia parte importante de suas vidas.

 

Texto: Cibele Reschke de Borba, bolsista PIBEX 2011

Deixe uma resposta