CHEGANÇA e Aula Magna da 5ª edição da UQ

Nossa CHEGANÇA já tem dia e hora!

Será dia 12 de Agosto de 2014 às 13h no Museu de Arte do Rio (MAR).

E para a primeira aula teremos a diretora do Museu Casa do Pontal Angela Mascelani falando sobre a questão da autoria na arte popular.

Angela Mascelani é doutora em antropologia cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em antropologia da arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da mesma universidade. Desde 2004, é diretora do Museu Casa do Pontal.

arte popular masc cavalo

4 comentários sobre “CHEGANÇA e Aula Magna da 5ª edição da UQ”

1. Quero agradecer aos idealizadores do projeto U.Q. que gera a oportunidade para um público marginalizado, pela escala de interesses da sociedade, que são os artistas e produtores culturais, em se adequarem – pela norma culta – às demandas de mercado.
    A aula inaugural foi bela, em um local belo e composta de um belíssimo tema. A arte popular pode ser vista como um eco grosseiro da arte erudita ou como partícula fundamental que propõe a erudição. Nos dois sentidos, podemos encontrar verdades. Apenas gostaria de ressaltar o verdadeiro valor que a palavra erudito tem em nossa sociedade atual. Quais as reais conexões que ela propõe na nossa linguística e, se estas, condizem com a palavra em prática. O erudito, hoje, não seria um vasto saber de marketing, propaganda e publicidade, ou ainda seria o que os dicionários descrevem?

2. Olá,

Trabalho aqui na CoordCom da UFRJ e queremos postar no portal de eventos sobre a aula inaugural, mas queria pedir o folder para ilustrar.
    Podem me enviar ainda hoje?

Att,

Raquel Mandarino

1. Olá Raquel! Acho que não foi dessa vez que conseguimos subir esse folder, não é? Para o próximo corrigimos isso. Outra coisa é que até sexta teremos um texto no site sobre como foi a aula inaugural (chegança) da turma 2014.2.