Cidadão Caryuca

No sábado, dia 1o de dezembro, o cineclube da Faculdade CCAA vai apresentar o curta metragem do diretor Helio Rodrigues; O Cidadão Caryuka.

O filme é protagonizado pelo músico Marcelo Yuka, que faz parte da nossa história. Ele deu a aula magna que inaugurou a Universidade das Quebradas em março de 2010.

Um reenquadramento sobre a cidadania do músico, letrista, ativista cultural e ideólogo da banda “O Rappa” e do coletivo “F.U.R.T.O” (Frente Urbana Racional de Trabalhos Organizados) Marcelo Fontes do Nascimento Viana Sant Anna, mais conhecido como “Marcelo Yuka”. Um bravo homem da cultura brasileira que expõe sua liberdade com expressão, seja nos efeitos de opinião pública, informação e engajamento artístico. Marcelo ficou paraplégico em 2000, durante uma tentativa de assalto no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, sendo alvejado por 9 tiros de fuzil.

Veja o teaser do filme:

Video not available

No programa do cineclube serão apresentados mais dois curtas: Acontece e Mamão Papaya, que tem a participação da quebradeira Luana Dias.

A Faculdade CCAA fica na Avenida Marechal Rondon, 1460 – Riachuelo, RJ

A apresentação começa as 13 horas. Apresentação será seguida de debate.

Vamos?

1 comentário sobre “Cidadão Caryuca”

  1. Na última edição de 2012 do Cineclube da Faculdade CCAA, a Agência TopCom apresenta uma proposta diferente: a exibição de curtas, seguida de debate sobre a produção de material multimídia com os diretores dos filmes. A sessão vai ser realizada no dia 1º de dezembro, às 13h, no Teatro.

    A edição especial vai exibir três curtas. O cidadão Caryuka (12 minutos) apresenta “um reenquadramento sobre a cidadania do músico, letrista, ativista cultural e ideólogo da banda O Rappa e do coletivo F.U.R.T.O (Frente Urbana Racional de Trabalhos Organizados ), Marcelo Fontes do Nascimento Vianna Santana, mais conhecido como Marcelo Yuka”. Na mesa de debate, contaremos com o diretor do filme, Hélio Rodrigues.

    Já Mamão Papaya – O Filme (14 minutos) narra a história de três jovens que saem de Bangu, bairro onde cresceram, para dividirem um apartamento na Lapa. Com depoimentos comoventes e cheios de emoção, as jovens falam sobre expectativas para o futuro, choques culturais com a mudança e refletem sobre a vida. O filme vai ser representado por um dos diretores, Marcel Octavio. Erica Magni e Luana Dias, personagens do curta, também vão prestigiar a sessão e estarão disponíveis para participar de uma discussão mais filosófica sobre o filme.

    Acontece (7 minutos) é um filme de Felipe O´Neill e Guilherme Scarpa, selecionado para a Première Brasil do Festival do Rio 2012. A narrativa fala sobre uma mulher que vislumbra uma noite inesquecível, enquanto está em um táxi em direção à Casa da Matriz, em Botafogo. Os dois diretores vão participar do debate.

    O Cineclube é um evento produzido e organizado pela Agência TopCom, que acontece todo primeiro sábado do mês. Para os estudantes de graduação, a participação nessa atividade corresponde a cinco horas de atividade extracurricular. A sessão é gratuita, aberta ao público e não precisa de inscrição prévia. Todos estão convidados

Deixe uma resposta