Encontro internacional de juventudes: Diálogo entre Europa e Sul América

No dia 25/1/2013, o Coletivo Grito do Silêncio realizará um debate, político, social, cultural, educacional e contra toda a forma de violação de direitos existentes no Brasil e fora dele. Este encontro internacional de juventude terá a presença de um palestrante do Brasil, um da Alemanha, e uma palestrante da Venezuela. Os temas da pauta deste encontro serão respaldados na reflexão sobre a política nacional de juventude que aponta uma contextualização histórica das políticas públicas para jovens no Brasil (saúde, educação, direitos humanos, negritude, cultura, lazer e política). O público estimado para este encontro é de aproximadamente 50 pessoas, entre grupos de jovens, poder civil, Poder Público e militantes. A duração total será de aproximadamente duas horas, com início às 18h e encerramento às 20h. O local estimado é o complexo cultural Kennedy Jaime/Escola de Música de São João de Meriti. A importância deste encontro internacional de juventude se dá no âmbito da conectividade ente jovens de três países distintos, com realidades diversas e militâncias políticas nas diferentes áreas que tangem temas internacionais dos jovens — muitos deles já foram citados, acima, neste documento. Como conclusão deste encontro, teremos a criação coletiva de um documento a ser entregue a todas as respectivas secretarias, superintendências, fóruns, conselhos e entidades que estejam dentro das temáticas abordadas. O grupo que fundamentou esta atividade foi o Coletivo Grito do Silêncio, que atua há aproximadamente dois anos dentro do município de São João de Meriti, por meio de intervenções sociais, políticas, culturais, ambientais e educacionais. O grupo é formado por pessoas que desempenham atividades no município, nas áreas descritas acima, e que resolveram unir suas forças para batalhar contra as violações dos direitos de cidadãos(ãs) de São João de Meriti.

Convidados: Secretaria de Esporte e Lazer, Superintendência de Juventude, Casa da Cultura, Superintendência de Cultura, Prefeitura, Secretaria de Direitos Humanos, SUPPIR MERITI (Igualdade Racial), Secretaria de Educação, Juventude do PT, grupos de dança, grupos de teatro, Duda Break, Junior Bolinho, D’gueto, André, Juliana, Roger Junior, Ludmila, Coro Arte Canora, Flávio Aniceto, Juventude estadual, entre outroa.

Pauta

Saúde para as juventudes, educação para as juventudes, direitos humanos para as juventudes, negritude para as juventudes, cultura para as juventudes, lazer para as juventudes e política para as juventudes.

Pré-produção

  • Fazer um “curta-metragem” com questionamentos dos(as) jovens para nosso encontro.
  • Imprimir cartilha/release com os temas a serem discutidos.
  • Divulgação para este evento.
  • Alimentação.
  • Organização do espaço.
  • Teste do materiais a serem aplicados.

Organização da mesa

Mesa: Martim (Alemanha – Interbrigadas); Elisepe (Venezuela); Jorge Alberto (Brasil – Coletivo Grito do Silêncio)

Mediador: João Griôt

Data 25/1/2013

Horário: 18 às 21h

Local: Complexo Cultural Kennedy Jaime

4 comentários sobre “Encontro internacional de juventudes: Diálogo entre Europa e Sul América”

  1. Oi galera quebradeira. O encontro internacional de juventudes, aconteceu e diversas instituições e pessoas participaram. Enviei um relatório para que seja postado aqui. Nele podemos ter uma análise de quais e quantas organizações estiveram presentes, os temas discutidos e a ausência do poder público local. Beá, está em seu email, tal relatório. Abraços e vibrações positivas.

Deixe uma resposta