Especialista da Petrobras falará sobre Cultura Digital e Projetos

A próxima aula da Universidade das Quebradas será composta por dois temas de grande interesse dos alunos: cultura digital e projetos e editais / Programa Petrobras Cultural. A Professora da vez será Eliane Costa, da Petrobras.

No primeiro momento, serão discutidas as repercussões do cenário das redes e das novas tecnologias no âmbito da produção, circulação e consumo cultural. Com a cultura digital, surgem novas vozes, mediação e edição ficam mais ausentes, a difusão se torna ilimitada, e são organizados novos formatos sociais e midiáticos.

Será também pontuado o momento em que o Ministério da Cultura compreendeu que a revolução tecnológica em curso era assunto da Cultura e campo de suas politicas culturais, e passou-se, então, a chamá-la coletivamente de Cultura Digital. Novas possibilidades de articulação e compartilhamento serão abordadas, bem como os impasses entre divisão digital e acesso ao conhecimento.

Na segunda parte da aula, a Eliane Costa falará sobre projetos, editais e o Programa Petrobrás Cultural. Conteúdo, consistência, articulação, adequação ao foco, regulamento do edital e sintonia com a proposta da empresa serão os tópicos levantados.

Além disso tudo, a Professora ainda levará 10 livros para sortear entre os alunos. Não dá pra perder né?

Texto: Cibele Reschke de Borba, bolsista PIBEX 2011

Foto “applause” de Enkhtuvshin’s 5DmkII – CC BY 2.0

Deixe uma resposta