Hoje começa a primeira edição da FLIZO – Festa Literária da Zona Oeste

A primeira edição da FLIZO – Festa Literária da Zona Oeste, acontece de 30 de setembro a 1º de novembro em várias regiões do Rio, com promoção da Globo. O homenageado desta estreia será o escritor José Mauro de Vasconcelos, autor de “O Meu Pé de Laranja Lima”, um dos livros mais traduzidos em todo mundo. Já que a obra, que conta a história do menino Zezé, tem como cenário a zona oeste e faz um passeio pelo território e pelo imaginário da maior região da cidade Rio de Janeiro.

Em 32 dias, o festival percorrerá nove bairros: Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Campo Grande, Senador Camará, Realengo, Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Bangu. O evento terá a participação de mais de 70 escritores locais e 30 artistas de diferentes segmentos, como música, artes visuais, teatro e dança.

A FLIZO tem como objetivo unir cultura e educação.  Por isso, grande parte da programação acontecerá dentro de escolas municipais e universidades da zona oeste com leitura de texto, bate-papo com um escritor e apresentação de artistas locais. Além disso, quatro grandes encontros em espaços parceiros marcam o festival, como o Espaço Ser Cidadão, em Santa Cruz; a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca; e a Escola Sesc Nacional, em Jacarepaguá. Esses espaços receberão leituras dramatizadas, mesas de debate, desfiles, exposições, apresentações artísticas e muito mais.

PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL

30 de setembro – Espaço Ser Cidadão- Rua Fernanda, 140 – Santa Cruz.

• 10h – Abertura oficial
  • 10h20 – Leitura dramatizada de trechos do livro “O Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos, com Pablo Ramoz e direção artística de Luiz Vaz.
  • 11h40 – Mesa: Cultura e Território composta por Heloísa Buarque de Hollanda e Marcus Vinicius Faustini. Mediadora: Letícia Monte.

Tarde:

• 13h – Desfile Santa Cruz tá na moda – Roupas feitas pela Coosturart, estilista Camila Loren, modelos do Espaço Cultural A Era do Rádio.
  • 13h20 – Mostra Gastronômica “O Aipim da terra preta de Santa Cruz”, patrimônio do bairro.
  • 14h – Encerramento

05 de outubro – Programação especial na Cidade das Artes- Avenida das Américas 5300 – Barra da Tijuca.

• 15h – Emabrinq (oficina com crianças)
  • 16h – Leitura de poesias na galeria, exposição Fragmentos da Nossa História, de Alan Castilho e Silvia Fernandes
  • 17h – Mesa com os escritores Binho Cultura e convidados
  • 18h – Cia do Invisível com o espetáculo: Um Conto de Machado de Assis, com adaptação de Alexandre Damascena.
  • 19h – Labirinto Poético (artes plásticas, música e poesia)
  • 21h – Atração musical convidada

31 de outubro – Salão Nobre Bangu Atlético Clube – Avenida Cônego de Vasconcelos, 549 – Bangu.

Exposição fotográfica e de artes plásticas ao longo do dia aberta para visitações guiadas.

• 09h – Vídeo sobre a história de Bangu
  • 10h – Mesa 1 – Tema: Economia do Livro com as Editoras Thereza Rocque da Motta (Íbis Libris) e Sonia Abreu (Consórcio Literário) e Íris Amâncio (Nandyala Editora). Mediador: Binho Cultura.
  • 11h15 – Mesa 2 – Exibição do filme: Meu Pé de Laranja Lima – A primeira Versão. Após o filme debate com o curador do acervo sobre a vida e obra do José Mauro Vasconcelos, Evanildo Santos de Almeida. Mediador: Pablo Ramoz.

Tarde:

• 14h – Mesa 3- Tema: O Rompimento de Paradigmas Sociais Luiz Eduardo Soares e Jorge Ventura. Mediadora: Viviane de Salles.
  • 15h – Espetáculo Cia. Teatral TV.V
  • 16h – Mesa 4 -Tema: Livro e leitura para o desenvolvimento da sociedade com Alexandre Pimentel, diretor da Biblioteca Parque de Manguinhos da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Lêda Fonseca – coordenadora da Cidade Literária da Fundação Cidade das Artes Prefeitura do Rio de Janeiro. Mediador Julio Corrêa.
  • 18h – Apresentação Jovens de Periferia

Dia 1 de novembro – Encerramento FLIZO – Salão Nobre do Bangu Atlético Clube – Avenida Cônego de Vasconcelos, 549 – Bangu.

• 09h – Apresentação musical – Projeto Lata Doida
  • 10h – Mesa 1- Tema A cara do Livro com Criz Silva (Web Designer, Ilustrador, Grafiteiro), Alan Castilho ( Ilustrador, Cenógrafo, Artista plástico e Animador) eRomildo Gomes (Diagramador, Ilustrador e Escritor). Mediadora: Silvia Fernandes

Tarde:

• 14h – Mesa 2- Tema O Fenômeno das Festas Literárias no Rio de Janeiro  com Ecio Salles (Fundador da FLUPP – Festa Literária das UPPs) e Miguel Conde (Curador da FLIP – Festa Literária de Paraty), Rodney (FLIDAM – Festa Literária da Diáspora Africana de São João de Meriti). Mediador: Otávio Junior.
  • 15h – Leitura dramatizada do espetáculo Futum, com Neris Cavalcante e Charles Moura
  • 16h – Mesa 3- Tema Mulheres Incríveis com Elisa Lucinda, Jurema Batista, Lia Vieira e Elaine Cristina Marcelino Gomes. Mediadora: Simone Ricco.
  • 17h – Exibição do curta: Bangu Território em Transição, de Marcelo Gularte (15 minutos)
  • 17h20 – Mesa 4- Invertendo a Lógica da Cidade Partida com Zuenir Ventura e Binho Cultura. Mediador: Alexandre Damascena.
  • 18h20 – Homenagens
  • 19h – Espetáculo Teatral Urucuia – Coletivo Peneira.

FLIZO – Festa Literária da Zona Oeste
30 de setembro a 1º de novembro
Para saber mais acesse o site: http://flizo.com.br/