II Workshop da Rede de Pesquisa em Favelas

No primeiro Workshop, realizado no dia 27 de agosto de 2010, várias lideranças do campo da pesquisa acadêmica e de políticas públicas voltadas para as favelas discutiram as estratégias de desenvolvimento econômico, moradia e segurança implementadas no país. Um público de mais de 100 pessoas esteve presente e participou ativamente do evento, apontando a relevância de dar continuidade ao debate ali iniciado. Este segundo Workshop tem dois objetivos:

1) Promover o diálogo entre gestores de políticas públicas, acadêmicos, lideranças comunitárias e moradores de favelas a respeito das vias de inclusão destas comunidades.

2) Discutir e propor projetos de pesquisa que apontem para uma cidade mais integrada, mais sustentável e mais próspera. As duas sessões da manhã contêm painéis nos seguintes temas:

15 Setembro: cidadania e estratégias urbanas para a mobilização da comunidade, políticas públicas para economia das favelas, e políticas de segurança na cidade;

16 Setembro: propostas para cidades sustentáveis, e projetos culturais e integração urbana. Nas sessões da tarde dos mesmos dias, pequenos grupos discutirão como construir os projetos de pesquisa e outras iniciativas que conduzam à integração e à prosperidade das comunidades.

Baixe aqui a programação preliminar dos painéis e debates.

Sua participação será muito importante para o evento. Favor confirmar presença enviando um e-mail para: projetofavelas@gmail.com. Pedimos, por favor, que informe se participará em ambos os dias, ou apenas no dia 15 ou 16 de setembro. Em caso de dúvida, não hesite em entrar em contato, que responderemos assim que possível.

Organizadores:

Ana Celia Castro (IE/UFRJ); Camila de Araujo Ferraz, Caroline Teixeira Jorge (IPEA); Claude Cohen, Danielle Carusi Machado, Emmanoel Boff (IE/ UFF); Gary Dymski (UC,Riverside e CEDEPLAR/UFMG): Ilana Strozenberg (ECO/PACC/UFRJ e O Instituto); Manuel Thedim (IETS); Marco Crocco (CEDEPLAR/UFMG); Teresa Guilhon (O Instituto).

Apoio: FAPERJ, BNDES

II Workshop da Rede de Pesquisa em Favelas

15 e 16 de setembro de 2011

Local: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)