Leandro Santana convida para o Seminário de Estudos Teatrais

 Um curso para atores de Grupos Teatrais da Periferia

Um crescente número de grupos teatrais vem se solidificando na periferia Fluminense, deixando para trás um tempo em que o subúrbio carioca, a baixada fluminense e o interior do Estado eram passivos personagens de histórias do imaginário da capital. Diversos grupos artísticos surgiram nos territórios sem cinema, em bairros sem biblioteca e em cidades sem teatro. O papel das ONGs e dos pontos de cultura são sem dúvida alguma, importantíssimos para esta construção.

Companhias e coletivos tentam se manter arduamente num esforço de discutir questões sociais de suas regiões e de fazer arte, com todas possibilidades que esta palavra pode ter, enfrentando inúmeras dificuldades, sobretudo no que tange à qualificação técnica. Quase todas as escolas técnicas de formação artística se encontram na capital carioca (EAV, Maria Olenewa, Martins Penna, Uni Rio – Isto sem contar as instituições privadas). Só a Villa Lobos possui unidades em outras cidades do Estado.

As distâncias e os horários integrais são outros fatores que dificultam uma formação acadêmica para os que trabalham de segunda à sexta, no horário comercial e tentam vivenciar experiências teatrais em seus coletivos durante os finais de semana.

Ao encontrar na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro portas abertas para nossos questionamentos, propomos um quantitativo de encontros que serão denominados por SEMINÁRIOS DE ESTUDOS TEATRAIS, e que terão a coordenação das professoras Doutoras Ana Achcar, Inês Cardoso, Marina Henriques e Marta Metzler. Os encontros serão aos sábados à tarde, e terão como objetivo principal a troca de experiências entre mestres e alunos dos cursos regulares de formação nas áreas de interpretação e teoria e 25 atores representantes de grupos de todo Estado. Entendemos que esta troca, ainda que em um formato experimental e reduzido, propiciará aos envolvidos real possibilidade de aplicar técnicas aos seus projetos, replicando a experiência nas diversas Companhias selecionadas.

Leandro Santanna, que fez parte da primeira edição da UQ, comentou sobre o projeto: Eu entendo este curso de extensão como um fruto da minha experiência na UQ, um filhote das Quebradas, que foi  pra mim, o contato mais afetivo com a Academia até hoje. Inclusive foi a Helô que me aproximou da Uni Rio, pra mim ela é Avó deste nosso projeto!

No dia 22 de fevereiro, às 13:30h as coordenadoras do curso farão a apresentarão geral do projeto aos atores presentes e discutirão a necessidade ou não de processo seletivo para a participação de todos nos seminários. Para este primeiro encontro, é preciso se inscrever enviando para o e-mail seminariosteatrais@gmail.com NOME, ENDEREÇO, TELEFONES E NOME DO GRUPO AO QUAL PERTENCE.

ARTES CÊNICAS EM EXTENSÃO – SEMINÁRIOS DE ESTUDOS TEATRAIS
DIA 22 DE FEVEREIRO – SÁBADO – 13:30h
UNI RIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Av Pasteur 436 fundos – Urca – Escola de Teatro – Centro de Letras e Artes

3 comentários sobre “Leandro Santana convida para o Seminário de Estudos Teatrais”

  1. aos ensinamentos da academia que também são uteis ao desenvolvimento do cidadão ator ou educador todo conhecimento é bem vindo,to nessa. abraço

  2. Acho bacana, tamanha a necessidade da arte,não só nas periferias e servirá para todos que orientam grupos, dão aulas etc, que aliarão sua pratica e teorias obtidas com o tempo os ensinamentos da academia , que também são uteis. valeu, quero participar. abraço

Deixe uma resposta