Luana Dias apresenta a Casa de Aya

Foi no último domingo, dia 03 de novembro, sob o sol e céu fortes, que a Vila Kennedy recebeu mais um lugar para movimentação, troca de energias e intercâmbios culturais e artísticos.

A Casa de Aya é um espaço aberto para encontros entre moradores e artistas para a interação e criação cultural na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. Além de trocas de conhecimentos, a intenção é que a Casa de Aya seja um local de formação livre de jovens e adultos da comunidade e bairros próximos.

A iniciativa para a abertura dessa casa foi alimentada pela vontade de potencializar as manifestações culturais que já existem na Vila Kennedy que, por muitas vezes, são invisibilizadas pela violência e problemas estruturais e de serviço que atingem as comunidades do Rio de Janeiro.

Simbologia

Aya é um símbolo Adrinkra – são ideogramas que compõem um antigo sistema de escrita do povo Acã – que significa resistência, desafio às dificuldades, perseverança e independência. E, justamente, essa simbologia atravessa a intenção do projeto que é estimular os moradores da Vila Kennedy a resistirem aos diversos problemas sociais e econômicos que atingem as comunidades do Rio de Janeiro e Brasil, desafiarem essas limitações com criatividade e vontade de mudar sua própria realidade, perseverança e independência para se reconhecerem agentes de sua vida e produtores da sua cultura e, assim, legitimá-la.

A Casa de Aya está localizada na Rua Paulino do Sacramento, 160 – casa 02, na Vila Kennedy. O espaço está aberto para a ocupação e construção coletiva. Sinta a energia no facebook: https://www.facebook.com/casadeaya

 

Luana Dias é quebradeira da 3a edição da UQ

 

 

2 comentários sobre “Luana Dias apresenta a Casa de Aya”

Deixe uma resposta