Mostra Cultural aproxima o Norte da França e a Baixada Fluminense

Após intercâmbio com organizações da França, o Movimento Enraizados promove mostra cultural onde serão apresentados os resultados do networking.

Em junho de 2013, Dudu de Morro Agudo, rapper; Luiz Carlos Dumontt, produtor cultural; Bruno Thomassin, cineasta; Léo Da XIII, rapper; e Marcão Baixada, rapper; todos membros do Movimento Enraizados — organização de hip-hop e juventude com sede em Morro Agudo, município de Nova Iguaçu — passaram três semanas na cidade de Nancy, na comuna de Lorena, França. O grupo teve a missão de ministrar workshops de DJ e MC para crianças entre 9 e 13 anos, na MJC (Maison des Jeunes et de la Culture), Casa de Cultura e Juventude, além de visitar escolas, onde apresentaram a escola de hip-hop Enraizados na Arte, http://enraizados.org.br/naarte/, projeto patrocinado pela Petrobras, em 2012.

Apresentando o #ComboIO

Em 2012, os MCs Dudu, Léo e Marcão formaram um coletivo músical chamado #ComboIO. A viagem à França, trouxe alcance internacional para suas músicas. Através do intercâmbio com o L’île Aux Bombes, organização responsável pela promoção do Enraizados na Europa, o coletivo se apresentou no festival promovido pela organização, além de se apresentar em eventos como o Love-Lay Festival e na badalada casa de shows Le Quai’Son.

Parcerias

Em meio a workshops e shows, não poderia faltar o intercâmbio com músicos locais. O #ComboIO gravou músicas que contaram com a participação de Alias Poet, cantor e músico de Nancy, que integra inúmeras bandas da região; Arnaud Poinin, produtor músical; e o time formado por Uzy Down, Ricky B, Timal Still e Buldo Tazer, todos MCs que residem no Haaut-Du-Lièvre, bairro situado na região periférica da cidade. Com essa turma, o coletivo gravou um videoclipe inédito; e o “Antre Musicale”, trailer do músico Julien, que é uma caravana músical com instrumentos feitos com diversos materiais do dia a dia, que viaja pela Europa em eventos e festivais, serviu de locação para o primeiro videoclipe oficial do coletivo.

Resultado

A Mostra Brasil-França acontecerá no dia 10 de agosto, na sede do Movimento Enraizados, em Morro Agudo, e visa apresentar os resultados da viagem. Contará com exposição fotográfica, workshops de DJ e MC, lançamento do documentário Enraizados Dans L’art, exibição de videoclipes, batalha de MCs com premiações e brindes da QIX skateboards e sarau literário.

Página do evento no Facebook: http://on.fb.me/15gHecz.

Mostra Brasil-França
Data: 10 de Agosto de 2013
Horário: Das 14 às 00
Local: Movimento Enraizados – Rua Tomás Fonseca, 508.
Morro Agudo- Nova Iguaçu/RJ
Maiores Informações: (21) 2768-2207