Museu Casa do Pontal inaugura exposição na Biblioteca Parque de Manguinhos em comemoração ao dia nacional da cultura

Como parte das comemorações do dia nacional da cultura, o Museu Casa do Pontal inaugura sexta-feira, dia 01 de novembro, na Biblioteca Parque de Manguinhos a exposição A vida das ruas, com obras de arte de seu valioso acervo.

A ocupação das ruas pela população é uma marca da cultura urbana. Fortemente associada ao trabalho informal, está presente historicamente no Brasil, desde os tempos em que éramos colônia portuguesa. Na arte popular brasileira esta dimensão da vida pública é intensamente documentada, sobretudo quando fala da vida dos economicamente menos privilegiados. Vários artistas com obras no acervo do Museu Casa do Pontal ajudaram a criar uma rica imagem da vida que fervilha nos espaços comuns da cidade, com maior ênfase para os subúrbios e as periferias.

A exposição A vida das ruas apresenta 37 conjuntos de autoria de 10 artistas de várias partes do Brasil, abrangendo mais de 60 modelagens em barro, entalhes em madeira e uma construção feita com sucata de metal. Apresenta brincadeiras de crianças (MG), jogos de adultos (RJ), trabalho de ambulantes (RJ e MG), o uso das praças e dos espaços públicos (PE, RJ, MG, SP), as danças e celebrações como jongo (BA), capoeira (SP), carnaval (CE) e futebol (PE). E, ainda, a rua como espaço do exercício da cidadania e das reivindicações políticas (CE, PE). Fotografias em grandes formatos de personagens cariocas de autoria do cientista social Gabriel Kubrusly, complementa a mostra que pretende chamar a atenção para a dinâmica da vida urbana contemporânea, contribuindo para o entendimento deste território de uso comum.

A vida das ruas tem curadoria da antropóloga Angela Mascelani, diretora do Museu Casa do Pontal, e textos do geógrafo Jorge Luis Barbosa, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense e diretor do Observatório de Favelas.

As esculturas em exibição foram articuladas em torno de 4 eixos temáticos: Trabalho, Jogos de Adultos, Brincadeiras de Crianças e Cidadania. Feitas entre a segunda metade do século XX e a segunda década do século XXI são criações dos artistas Dadinho (RJ), Adalton (RJ), Luís Antônio (PE), Severino Vitalino (PE), Milton Cruz (SP), João Alves (MG), Maria de Lourdes Cândido (CE), Maria do Socorro Cândido (CE), Dora (CE), Celestino (CE), Antônio de Oliveira (MG), Tamba (BA), Antônio Rodrigues (PE) e do Mestre Vitalino (PE).

Articuladas ao conjunto de fotografias, também contemporâneas tais como as obras, criam desafios interpretativos e mostram as diferentes maneiras por meio das quais as simultaneidades das experiências urbanas podem criar ilusões temporais e nos colocar questões sobre o passado, o presente e o futuro que queremos para nossas cidades.

As exposições itinerantes de obras selecionadas no acervo de arte popular do Museu Casa do Pontal fazem parte das ações do Programa Educacional e Social realizado desde 1996 pela instituição. Exibidas em centros culturais e bibliotecas públicas do município Rio de Janeiro e grande Rio, têm a intenção de propiciar o acesso ao acervo aos múltiplos segmentos sociais de diferentes localidades.

A abertura da exposição, a ser realizada às 15 horas, do dia 01 de novembro, conta ainda com visita teatralizada realizada por atores educadores, marcada para às 16 horas.

Visitação: terça a domingo das 10h às 20h.
Atividades educativas sob agendamento
Entrada franca
Biblioteca Parque de Manguinhos
Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184
Tel.: (21) 2334.8915 / 8916 / 8917

FLYER_VIDA-DAS-RUAS_FINAL