O que as três obras sugeridas por Sandra Portugal nos dizem a respeito do Brasil?

Em clima de celebração, estamos encerrando as nossas atividades em 2013. E desejamos recomeçar com um trabalho de vocês.

Em nosso último encontro, refletimos um pouco sobre três obras da literatura nacional: O cortiço, de Aluísio Azevedo, Esaú e Jacó, de Machado de Assis e Os dous ou O inglês maquinista, de Martins Pena. E nos perguntamos: o que elas nos dizem a respeito do Brasil em que foram escritas? O que antecipavam do Brasil em que vivemos?

Ao retornarmos, vamos fazer uma releitura dessas obras, buscando respostas para aquelas perguntas. Vamos usar, para isso, diferentes linguagens – canto, dança, teatro, pintura, vídeo, etc.

Para que tenham uma ideia, deem uma olhada na releitura que as Sandras – Lima e Maya – fizeram de uma narrativa do livro Contos Tradicionais do Brasil, Luís da Câmara Cascudo.

5 comentários sobre “O que as três obras sugeridas por Sandra Portugal nos dizem a respeito do Brasil?”

  1. Sérgio, que bom que vocês vão apresentar um trabalho! Fiquem atentos, pois deve ser logo no primeiro dia do nosso Território de Linguagem e Expressão.

  2. Estou ansiosíssimo por esse trabalho quando voltarmos pois eu e Leandro Firmino temos algo a mostrar .Tudo estará prontinho até lá,se Deus quiser!!Esse trabalho é muito importante e excitante!Vamos participar UQ!!

Deixe uma resposta