Poeta Xandu participa hoje do Museu Fórum no MAC de Niterói

O programa “Museu Fórum” propõe a atualização do sentido público participativo da instituição museu, transformando o MAC de Niterói em uma arena propícia para reflexões e trocas sobre temas emergentes da sociedade contemporânea.

Tendo como premissas o alinhamento e sinergias com o legado de ideias, práticas sociais e políticas do artista Joseph Beuys esta edição do Museu Fórum abordará temas em consonância com o eixo temático “Transmissores de pensamentos, ideias e conhecimento” que compõe o repertório da trajetória de ações do artista através de algumas de suas obras, dentre elas, “Universidade Livre Internacional” e sua “teoria da escultura”.

As questões apontam para uma reflexão sobre o caráter da educação -ensino e irá apresentar experiências deste universo que se valem da discussão acerca de problemas reais da vida e como o potencial criador de cada individuo pode ser introduzido neste cotidiano. Aqui a transversalidade e interdisciplinalidade são diretrizes norteadoras.

Convidados:
Alexandre Santos (Poeta Xandu)
Mestre Quebradeiro, Sociólogo e Pesquisador em Sociologia da Cultura, da Arte e do Trabalho. Representante do projeto Universidade das Quebradas.

Claudio Barría
Coordenador artístico e pedagógico no Instituto de Arte TEAR, Mestre e Doutorando em Estudos Sociais Aplicados à Educação pela Faculdade de Educação da UFF e pesquisador do NIRA – Núcleo interdisciplinar Resistência e Arte, ligado à FFP/UERJ e do Nós do Sul, ligado ao programa de pós-graduação da UFF, onde desenvolve estudos sobre cotidiano da educação popular e estudos culturais, com ênfase em Estudos Subalternos Latino-Americanos e pensamento descolonial.

Ana Karina Brenner
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pesquisadora do Observatório Jovem do Rio de Janeiro, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.