Pós-aula (Aula Letras 1)

Essa é nossa primeira pós-aula da UQ na Letras.

Complemente esse conteúdo com suas observações no comentário do post. Assim também construímos nosso conhecimento.

Felipe Boaventura

Comunicação Universidade das Quebradas

 

 por Priscila Medeiros, Bolsista PIBEX/PACC – UFRJ

 

Mesmo céu, mesmo CEP: Produção literária nas periferias, é o tema da dissertação de mestrado de Antônio Eleilson Leite, responsável por ministrar a primeira aula da Quebradas na Letras. O pesquisador falou um pouco de sua trajetória e seu trabalho relacionado à literatura marginal e a cultura periférica.

A aula começou com a apresentação da Professora Heloisa Buarque de Hollanda e da Professora Martha Alkimin sobre as diretrizes do projeto. Martha afirmou que a experiência e a troca são primordiais no funcionamento das Quebradas. Foi ressaltada a importância do projeto se estabelecer na “Casa da Palavra”, que é a Faculdade de Letras da UFRJ. Um lugar de Excelência e grande potencial que, em contrapartida, encontra inúmeros obstáculos estruturais.

Em seguida, Antônio Eleilson Leite, que também é coordenador da ONG Ação Educativa, que atua no estado de São Paulo, contou sobre o processo que o levou a escolher a área de estudos culturais e mais precisamente as culturas urbanas e periferias provenientes das Quebradas paulistas.

Desta pesquisa surgiu Mesmo céu, mesmo CEP.  Titulo retirado de um trecho do rap Da ponte pra cá do Racionais MC. Para a sua pesquisa, Antonio estabeleceu contato com mais de 20 escritores atuantes nas periferias de São Paulo, totalizando a análise de 39 títulos.

Dentre os assuntos abordados, Antônio chamou atenção para a necessidade de que se façam mais pesquisas na área de estudos culturais e, principalmente, pesquisas feitas em periferias, definindo esta área como um enfrentamento político e mostrando que de fato o meio acadêmico ainda tem muito que se a abrir.

 

(Apresentação disponibilizada pelo prof Eleilson Leite. Também está aqui)

Links

http://letras.mus.br/racionais-mcs/64144/

http://www.acaoeducativa.org.br/

http://periferiaemmovimento.wordpress.com/tag/antonio-eleilson-leite/

Deixe uma resposta