Pré-aula 2 de O cortiço

Ler com prazer, entendendo e partilhando: como fazer isso?

Quando ouvimos ou lemos uma história, as imagens se formam em nossa mente e permitem criar um fio da narrativa. Se a narração/leitura é interrompida, podemos retomá-la com maior facilidade porque essas imagens lá estão.

Essa formação de imagens pode ser auxiliada pela partilha de experiências e saberes. Quando se lê, por exemplo, uma passagem sobre uma luta de capoeiristas, uma ilustração pode ser útil. Uma apresentação de capoeira, então, nem se fala.

Sandra e José Henrique propõem, para a próxima aula, em que vamos novamente abordar O cortiço, de Aluísio Azevedo, que vocês tragam novas contribuições para o entendimento da obra por meio das diferentes linguagens – o canto, a dança, o desenho, a encenação, etc.

Muitas palavras e expressões do romance são pouco usadas atualmente, o que constitui um complicador. Então, para facilitar o entendimento, segue o link de um glossário do livro preparado para as oficinas de Linguagem e Expressão.