Pré- aula Arte na Antiguidade, Beá Meira

“Um passo a frente e já não estamos no mesmo lugar”.

É fazendo uso das palavras de Chico Science, que queremos dar boas vindas aos Quebradeiros e apresentar, brevemente é verdade, um pouquinho do que a Professora Beá Meira irá falar em sua aula sobre “Arte na Antiguidade”.

Beá vai nos mostrar que o mundo na antiguidade era habitado por povos e culturas bastante variadas. A professora vai analisar aspectos da cultura dos Sumérios, Egípcios, da chamada Civilização do rio Indo e dos primeiros povos que habitaram a China e a América. Partindo de parâmetros como cidades, construção de templos e palácios, formas de registro e cultura material, ela vai mostrar os pontos comuns e diferentes nestas civilizações, a fim de provar que existiram muitos começos. Para finalizar a aula, a professora fará uma rápida apresentação da Grécia antiga, apontando aspectos relevantes da arte e da arquitetura grega, que foram difundidos pelos romanos na Europa, tornando-se parte fundamental da tradição artística no ocidente.

Para o contato inicial com essas civilizações, indicamos os links abaixo. Eles farão com que possam ir se familiarizando com a temática. Em alguns, a narrativa está em inglês, em outros em espanhol, mas, não se preocupem com isso. Se deixem levar pelas imagens. Deixem que cada uma a sua maneira possa falar com vocês.

Mesopotâmia:
A TV Escola tem um documentário sobre a Mesopotâmia. Trata-se de uma animação dividida em duas partes de 11 minutos. De maneira dinâmica e bem didática conta a história das disputas de poder entre os povos da região e fala sobre as invenções culturais dos sumérios. É muito fácil acessar o site da TV Escola, mas é preciso se cadastrar-se para assistir aos vídeos.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1630

Egito:
Antigo Egito, no Museu Britânico, de Londres. O site está dividido em temas: a vida cotidiana, a geografia, deuses e deusas, mumificação, faraós, pirâmides, templos, linha do tempo, economia e escrita. No item ‘Deuses e deusas’ há uma animação sobre o mito de criação do Egito. Os textos, simples, estão em inglês.
http://www.ancientegypt.co.uk/menu.html

India:
O Museu arqueológico de Sarnath
No site do Museu arqueológico de Sarnath há um excelente material iconográfico sobre os principais sítios arqueológicos da Índia. Há um mapa que ajuda a visualizar como esses monumentos se distribuem geograficamente no país. Os textos estão em inglês, mas há uma farta galeria de imagem associada a cada monumento e um mapa.

China:
O Museu de Arte Asiática de São Francisco
Cinquenta por cento do acervo do Museu de Arte Asiática de San Francisco é constituído de arte chinesa. O museu tem um canal no youtube com uma série de vídeos, muitos dos quais sobre as artes da China: http://www.youtube.com/user/AsianArtMuseum/videos?query=china
Veja por exemplo o trabalho de um mestre em caligrafia (8 min):

Video not available

Cultura Mesoamérica:
MUSEO NACIONAL DE ANTROPOLOGÍA, na Cidade do MéXICO:
http://www.mna.inah.gob.mx/
Na seção “salas de arqueologia” você encontrará um ícone para cada um dos povos mesoamericanos:
http://www.mna.inah.gob.mx/index.php/salas-de-exhibicion/permanentes/arqueologia.html
Cada ícone leva a um vídeo curto de 3 minutos, um texto em espanhol e imagens das peças mais importantes da sala selecionada.

Raquel Lima, bolsista PiBIX-UFRJ

Deixe uma resposta