Preconceito contra a mulher negra é o tema de “Segredos da Boa Aparência”

A professora Caetana Damasceno lança dia 15 de setembro, na Livraria da Travessa, Segredos da Boa Aparência – da ‘cor’ à ‘boa aparência’ no mundo do trabalho carioca (1930-1950). O livro aborda, de maneira multidisciplinar, diversos aspectos da discriminação racial e de gênero no mundo do trabalho.

A autora explora um conjunto de entrevistas feitas com trabalhadores e trabalhadoras alocados em diferentes lugares deste “mercado”, para, em seguida, pesquisar anúncios de emprego em jornais do Rio de Janeiro. Além disso, Caetana Damasceno usa narrativas autobiográficas de duas escritoras negras, ex-empregadas domésticas, Carolina Maria de Jesus e Francisca Souza da Silva, “configurando, no detalhe, como se deslocaram no mundo do trabalho rural para o urbano, por quais espaços sociais transitaram e como o fizeram”.

O livro traz como questionamento em que momento bom e belo passaram a ser sinônimos e por que, no mercado de trabalho, isso significou ser branco, ou o mais próximo possível disso.

Nas palavras do prefaciador Prof. José Sérgio Leite Lopes: “por fornecer o desvendamento do universo sutil dos dramas de mulheres negras, este é um livro indispensável para a compreensão das relações raciais no Brasil”.

Um lançamento que vale a pena conferir!

Deixe uma resposta