Programação UQ 10/05/2016

O jornalista e empreendedor cultural Leo Feijó (Crédito: Reprodução Youtube)

Faculdade de Letras | UFRJ (Fundão)

De 10h às 12h – Palestra “Economia Criativa Carioca: desafios e oportunidades” – Leo Feijó (Agência UFRJ de Inovação)

Pauta do dia: Economia da Cultura e Economia Criativa – Empreendedorismo Social – Negócios Culturais – Editais – Leis de Incentivos – Plataformas de Financiamento.

Leo Feijó é jornalista e empreendedor cultural. Foi repórter do Jornal do Brasil e O Globo. Fundou, em 1999, o Grupo Matriz, rede com espaços culturais como Casa da Matriz, Teatro Odisseia e Cinemathèque, do qual foi diretor até 2010. Realiza o Festival Literário da Lapa – Lapalê, o Prêmio Noite Rio, uma iniciativa de valorização dos profissionais da indústria criativa noturna carioca, e é diretor do SindRio – Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e autor de “Rio Cultura da Noite: uma história da noite carioca” (Casa da Palavra, 2014). Integra o Núcleo de Economia Criativa do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Coordena o programa Territórios Criativos do Rio. Desenvolve atualmente a pesquisa “Mapa de Estabelecimentos com Atividades Musicais no Rio de Janeiro”, em parceria a Prefeitura. Participou de missões culturais na Inglaterra, a convite do British Council, em Copenhague, a convite do Instituto Cultural da Dinamarca, e em Lausanne, na Suíça, a convite do programa Innokick da HES-SO, Universidade de Artes e Ciências Aplicadas.

– De 12h às 13h45 – Intervalo para almoço

De 14h às 16h – O Cortiço (2), de Aluísio Azevedo – Prof. Eduardo Coelho (UFRJ)

Sinopse: Além de situar historicamente o livro, pretende-se, por meio da leitura comentada de trechos do romance, identificar aspectos que fogem do tratamento estritamente naturalista. O foco principal será o perfil dos personagens e a relação entre eles.

Obs.: estejam afinados com a leitura prévia do livro “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.

De 16h30 às 18h – Oficina da Palavra: “O que é literatura?” – Profª. Georgina Martins (UFRJ)

Leitura do texto “Memórias das Primeiras Letras”

Referência de bibliografia básica de produção textual.