Programação UQ 11 de abril de 2017

Palestra “​E nós, aonde vamos? Imaginar um Brasil no futuro​,​ a partir do Brasil imaginado no passado​.”​ – Profª. Isabel Lustosa (doutora em Ciência Política (IUPERJ) e pesquisadora titular da Fundação Casa Rui Barbosa).

Sinopse: a partir da ideia de que uma nação é produto da crença de seus membros nessa unidade, proponho aqui que pensemos como o Brasil foi imaginado em seus primórdios, no tempo da Independência, como passou a ser pensado no Segundo Reinado e finalmente como, ao longo do século XX, pensamentos e ações nos legaram o Brasil que conhecemos hoje. Se o Brasil  é um ente imaginado pelos brasileiros, cabe a nós que estamos vivemos nele estabelecer as matrizes que o vão conformar dagora em diante.

1 comentário sobre “Programação UQ 11 de abril de 2017”

  1. …Se o Brasil é um ente imaginado pelos brasileiros, cabe a nós que estamos vivemos nele estabelecer as matrizes que o vão conformar dagora em diante.
    Cara Profª. Isabel Lustosa, em respeito a dinâmica reflexiva proponho uma interrogação entre parênteses no final da oração acima (?). Aprendemos a falar “nós” mas estamos divorciado do pensar os nós do nós. Nós eu e você desorganizados; nós, eu e você donos de verdades que impomos sobre o outro; nós, nossos representantes que sentam nos bancos dos réus, são tantos nós que andam pelas ruas e campos . Não sei desatar sozinho esse conceito de “nós”. Vamos pensar os “nós” do “nós” antes de colocar a mão nessa massa e modela-la?
    Pensando bem, se existisse Lava Jato desde 1500 muitos heróis da nossa história não teria o busto histórico que tem. Até alguns selvagens e escravos seriam inqueridos e seriam julgados como colonizadores europeus.
    LANÇO A CAMPANHA
    BRASIL DESATANDO NÓS.

Deixe uma resposta