Programação UQ 19/04/2016

Sala PACC / Libras – Faculdade de Letras – UFRJ (Fundão)

 

– De 10h às 12h – Pesquisa de Setor (PS) – Sandra Korman (Agência UFRJ de Inovação)

Apresentação do roteiro da pesquisa de setor; Divisão dos grupos; Cronograma de trabalho.

– De 12h às 13h45 – Intervalo para almoço

– De 14h às 16h – “Moradias e Diferenças Sociais na Interpretação de Gilberto Freyre (casa-grande e senzala – sobrados e mucamos)” – Gleyce Kelly Heitor (Coordenadora Pedagógica na Gerência de Educação do Museu de Arte do Rio – MAR)

– De 16h30 às 18h – “Novos Objetivos, Problemas e Abordagem de Pesquisa: o protagonismo das Quebradas” – Prof. Ary Pimentel  (UFRJ)

 

Sinopse da aula do professor Prof. Ary Pimentel: Conversa sobre a reorientação dos estudos acadêmicos e a emergência de novos objetos culturais, a partir de pesquisas em curso focadas na produção das periferias urbanas. Com trabalho sobre universos tradicionalmente postos à margem ou silenciados, como a Literatura Marginal, a obra dos fotógrafos populares, o grafite como expressão de arte urbana e pensamento coletivo ou as culturas juvenis ancoradas em gêneros musicais como o funk, a cumbia villera, o reggaeton ou o hip-hop, a academia tem se voltado cada vez mais para a cultura nas/das quebradas. Novas concepções de cultura e de cultura popular resultaram em projetos de pesquisa com abordagem transdisciplinar, na qual se observam entrecruzamentos entre estudos literários, antropologia, sociologia, geografia e comunicação, com a consequente ampliação das fronteiras das áreas e a abertura para outros conhecimentos. A dissociação das pesquisas daquilo que é produzido pelos centros hegemônicos levou ao reconhecimento das práticas dos territórios periféricos: novo centro que está em todas as partes e em lugar algum. A partir da emergência de novos sujeitos do discurso e do questionamento dos cânones, práticas de investigação de natureza interdisciplinar abordarão a literatura, a música, a fotografia e outras artes produzidas em contextos de subalternidade, descentramento, marginalidade ou deslocamento de territorialidades geográficas.