Quem somos
A Universidade das Quebradas, criada em 2009 no PACC – Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da UFRJ, é um laboratório de tecnologias sociais, baseado na troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.
A metodologia utilizada é experimental e flexível, baseada no conceito de ecologia de saberes, desenvolvido por Felix Guattari e Boaventura de Souza Santos. Por ecologia de saberes entendemos o equilíbrio sistêmico entre as diversas formas de saberes vernaculares e acadêmicos (científicos e técnicos) e a longa trajetória histórica de silenciamento de certos saberes não formais por outras formas dominantes de conhecimento. Outros compromissos de nosso laboratório é com as praticas de escuta forte e de priorizar processos de reconhecimento no quadro dos envolvidos no projeto.
Nosso objetivo geral é potencializar e qualificar os produtores e artistas das periferias dos centros urbanos brasileiros, através de um programa de especialização e aperfeiçoamento, que leve em conta os novos usos da cultura, como recurso de formação cidadã e inclusão econômica e social. Neste sentido, o Projeto propõe uma experiência inovadora de democratização do acesso à cultura e ao conhecimento. O PACC já formou uma rede de mais 800 artistas, produtores culturais e ativistas das periferias do RJ e de outras localidades.
Este Laboratório, coordenado pelas professoras Heloisa Buarque de Hollanda e Numa Ciro, se constitui formalmente como um curso de extensão no âmbito do PROGRAMA AVANÇADO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA – PACC/Letras/UFRJ, linha de pesquisa do PPGCL – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Literatura, da Faculdade de Letras/UFRJ.
O curso é gratuito, com oferta de até 80 vagas presenciais, realizado na Faculdade de Letras da UFRJ (Fundão) e com instituições parceiras, geralmente com a duração de um ano, em dois módulos semestrais. As aulas, seminários, palestras, oficinas e laboratórios são semanais e oferecidos por professores da UFRJ e por especialistas, artistas e produtores culturais.
O processo seletivo ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro, devendo os interessados acompanhar a chamada para as inscrições pelo site e redes sociais da UQ (www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br).
Equipe
Coordenação Geral
Heloisa Buarque de Hollanda
Numa Ciro
Coordenação Administrativa
Rosângela Gomes
Mestre Quebradeiros
Giselle Parno Guimarães
Jussara Santos
Rozzi Brasil
Willian Santiago
Bolsistas
Luana Neves de Azevedo (PIBIC/UFRJ-CNPq)
Maria Rita Santos Garcez (Faperj/UFRJ)
Conselho Consultivo
Alessandro Buzo (escritor e coordenador Suburbano Convicto)
Anabella Paiva (Instituto Pereira Passos)
Charles Siqueira (ING)
Dudu de Morro Agudo (rapper e coordenador Movimento Enraizados)
Eliana Souza Silva (diretora REDES da Maré e PR5/UFRJ)
Eliane Costa (FGV)
Gringo Cardia (designer, cenógrafo e diretor Spectaculu)
Ilana Strozenberg (O Instituto e PACC/UFRJ)
Janaína Melo (Instituto Inhotim)
Manoel Ribeiro (arquiteto e urbanista)
Marcus Vinícius Faustini (Superintende de Cultura e Sociedade – SEC/RJ)
Paul Heritage (University of London)
Silvia Ramos (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – CESeC)
Vera Saboya (gestora e consultora)
Vilma Guimarães (consultora em educação e programas sociais EIRELI)