No dia 25/1/2013, das 18 às 21h, o Coletivo Grito do Silêncio realizou um debate contra toda forma de violação de direitos e opressão existentes no Brasil, e fora dele. Intitulado Encontro Internacional de Juventudes, o encontro contou com a presença de um palestrante do Brasil (Jorge Alberto – Coletivo Grito do Silêncio), um da Alemanha (Martim – Interbrigadas) e uma palestrante da Venezuela (Eliseb – “El parampampam de Cátia”). Os temas da pauta deste encontro foram respaldados na reflexão sobre a política nacional de juventude, que aponta uma contextualização histórica das políticas públicas de juventude no Brasil (saúde, educação, direitos humanos, negritude, cultura, lazer e política). O encontro aconteceu na Escola de Música de São João de Meriti, no Complexo Cultural Kennedy Jaime. As seguintes instituições/grupos/autônomos tiveram representação neste encontro: ator/escritor/dramaturgo; banda Gente Estranha no Jardim; C. de Cultura/G.M. Iepondá; Coletivo Grito do Silêncio/SJM; Comjuv (Coordenadoria de Juventude de Mesquita); Compir/Mesquita; divulgador artístico; estudante da IFRJ; estudante do Ciep 175; Igreja da Matriz/SJM; Pastoral de Combate ao Racismo/Rede Fale; Pastoral de Combate ao Racismo; professora de educação infantil; professora de história do Ciep 175; Suppir/Meriti.

A pauta central teve por base a organização sociopolítica das juventudes, cujos pontos debatidos abordaram os temas saúde, educação, cultura, lazer, esporte, habitação, obras, igualdade racial, segurança, política, direitos humanos, sociedade e juventude. Todos os participantes discutiram e responderam um questionário que visa melhorias para os 13 temas transversais citados acima. Os questionários serão encaminhados, em forma de carta de intenção, aos órgãos responsáveis no município de São João de Meriti. Desde já, agradecemos a presença e a colaboração de todos que contribuíram para a realização deste Encontro Internacional de Juventudes.

3 comentários sobre “Relatório Aberto do 1º Encontro Internacional de Juventudes em São João de Meriti: diálogo entre Europa e Sul América”

1. MTO FELIZ EM SABER QUE COMPANHEIROS DE LUTA POR CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS, A MAIS DE 30 ANOS NA LUTA CONTINUAM DEDICANDO-SE A MISSÃO
    DE TRABALHAR COM JOVENS E CRIANÇAS, DESENVOLVENDO ASSIM SUAS POTENCIALIDADES FISICAS, MOTORAS , MORAIS E ARTISTICAS , ATRAVEZ DA ARTE DA CULTURA E DOS DIREITOS HUMANOS.
    PARABÉNS MEU AMIGO RONALDO BRAGA E TDS QUE SÃO SEUS PARCEIROS NESSA JORNADA. UM ABRAÇÃO.

2. A Juventude que compareceu a esse encontro confirma a importante ação de ouvir e partilhar novas ações sociais em vários âmbitos. A semente plantada nesse encontro estará germinando em breve na proposta de aprofundarem os temas e, comporem um documento para serem devidamente ouvidos pelo poder público para construção de qualidade de vida para a juventude da nossa cidade São João de Meriti.
    Agradeço o espaço de participação no encontro de juventude. Precisando estamos aí.

3. Agradeço à todos/as que compareceram e aos que contribuiram mesmo estando longe. Este coletivo está ganhando poporcionalidade política dentro e fora do município e isto se dá ao empenho e companheirismo de todos/as que se envolvem com este trabalho. Obrigado.