Quem Somos
A Universidade das Quebradas, criada em 2009 no PACC – Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da UFRJ, é um laboratório de tecnologias sociais, baseado na troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.
Nossa Metodologia
A metodologia utilizada é experimental e flexível, baseada no conceito de ecologia de saberes, desenvolvido por Felix Guattari e Boaventura de Souza Santos. Por ecologia de saberes entendemos o equilíbrio sistêmico entre as diversas formas de saberes vernaculares e acadêmicos (científicos e técnicos) e a longa trajetória histórica de silenciamento de certos saberes não formais por outras formas dominantes de conhecimento. Outros compromissos de nosso laboratório são com as práticas de escuta forte e de priorizar processos de reconhecimento no quadro dos envolvidos no projeto.
Nosso Objetivo
Nosso objetivo geral é potencializar e qualificar os produtores e artistas das periferias dos centros urbanos brasileiros, através de um programa de especialização e aperfeiçoamento, que leve em conta os novos usos da cultura, como recurso de formação cidadã e inclusão econômica e social. Neste sentido, o Projeto propõe uma experiência inovadora de democratização do acesso à cultura e ao conhecimento. O PACC já formou uma rede de mais de 800 artistas, produtores culturais e ativistas das periferias do RJ e de outras localidades.
Sobre o Laboratório
Este Laboratório, coordenado pelas professoras Heloisa Teixeira e Numa Ciro, se constitui formalmente como um curso de extensão no âmbito do PROGRAMA AVANÇADO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA – PACC/Letras/UFRJ, linha de pesquisa do PPGCL – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Literatura, da Faculdade de Letras/UFRJ.
Sobre o Curso
O curso é gratuito, com oferta de até 80 vagas presenciais, realizado na Faculdade de Letras da UFRJ (Fundão) e com instituições parceiras, geralmente com a duração de um ano, em dois módulos semestrais. As aulas, seminários, palestras, oficinas e laboratórios são semanais e oferecidos por professores da UFRJ e por especialistas, artistas e produtores culturais.
Processo Seletivo
O processo seletivo ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro, devendo os interessados acompanhar a chamada para as inscrições pelo site e redes sociais da UQ.