SUBALIRO (Subida Literária À Rocinha)

Subida literária à Rocinha: uma caravana de escritores – Clovis Bulcão, Ronaldo Ferrito, Victor Paes, Paulo Scott e Aderaldo Luciano – promove encontro com a comunidade, na Biblioteca Parque. Vamos conversar sobre produção literária, história, filosofia para leigos, leitura no Brasil e outras coisas. Quinta-feira, dia 23. Devemos a arte desse cartaz a Márcio-André M-a, desde Santiago de Compostela.

 

Victor Paes. Escritor, ator e editor. Publicou os livros de contos Deus ex machina (Confraria do Vento, 2011) e Mas para todos os efeitos nada disso aconteceu (Dulcineia Catadora, 2010), além do livro de poesia O óbvio dos sábios (Confraria do Vento, 2007). Participou das coletâneas É assim que o mundo acaba (Oito e Meio, 2012), 24 letras por segundo (Não Editora, 2011) e XXI poetas de hoje em dia(nte)(Letras Contemporâneas, 2010).

Paulo Scott. Seu livro de estreia, Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros, foi lançado em 2001 sob o pseudônimo de Elrodris. Em 2005, publicou o romance Voláteis, com o qual conquistou o prêmio Autor Revelação do Ano de 2005 – Prêmio Jornal O Sul / Câmara Rio-Grandense do Livro / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente encontra-se em progresso seu romance “Ithaca Road, Australia” que faz parte do projeto Amores Expressos, realizado pela RT Features e pela Companhia das Letras, que o levou a Sydney, na Austrália, em 2008. Em 2010 foi contemplado com a Bolsa Petrobrás de Criação Literária para conclusão de seu último livro, o romance Habitante irreal lançado no final de 2011 (livro vencedor do Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional 2012).

Clovis Bulcão de Moraes. Estreou no mundo das letras em 1998, com o romance histórico A Quarta Parte do Mundo, premiado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Em 2002, foi um dos autores do livro Corrupção 18 contos, editado pela ONG Transparência Brasil e Arte Ateliê. No ano seguinte, publicou A Marquesa dos Santos, ficção em doze contos, e o texto intitulado Carne apimentada.Talvez o seu trabalho mais importante seja o Pequeno dicionário de personagens da literatura brasileira. Entre os anos 2003 e 2005, Clovis trabalhou com a apresentadora Regina Casé do programa Um Pé de Quê?cClovis Bulcão também é autor da biografia Leopoldina – A Princesa do Brasil. Em 2008 lançou a biografia do padre Antonio Vieira, pela editora José Olímpio.

Ronaldo Ferrito. Ensaísta, poeta e editor da Confraria do Vento. Doutorando em Poética, pela UFRJ, publicou o livro A Via Excêntrica (2010), premiado com a bolsa para escritores da FBN, na categoria Ensaios Literários também publicado em 2013 na Galícia, pelo selo Auxoxere, de Santiago de Compostela.

Aderaldo Luciano. Autor dos livros Apontamentos para uma história crítica do cordel brasileiro (Editora Luzeiro/Edições Adaga, 2012, teoria), O Auto de Zé Limeira (Confraria do Vento, 2008, poesia). Co-autor em Violência simbólica e estratégias de dominação: produção poética de autoria feminina em dois tempos (Editora da Palavra, 2010, ensaios) e Quem Conta um Conto – Estudos Sobre Contistas Brasileiras Estreantes Nos Anos 90 e 2000 (Tempo Brasileiro, 2009, ensaios) ambos organizados pela professora Dra. Helena Parente Cunha. Em 2011 foi palestrante convidado do Europalia – international arts festival, Ano do Brasil na Bélgica, com conferência na Bibliothèque Médiathèque Le Phare.

Também estará presente o gerente comercial da Editora Confraria do Vento, Antonio Cláudio Marcondes.

aula-publica-na-rocinha

 

Deixe uma resposta