Universidade das Quebradas participa da Jornada de Integração Acadêmica e do Congresso de Extensão da UFRJ

A Universidade das Quebradas se fez presente na 4ª Jornada de integração Acadêmica da UFRJ J e no 10º Congresso de Extensão da UFRJ.

Com apresentação de um poster eletrônico na terça dia 01 e uma performance na quinta dia 03 de outubro.

A performance intitulada UQ (o que) é Quebradas? reuniu os quebradeiros Edmar Júnior Oliveira, Sandra Lima, Valéria Barbosa, Leda Lessa e Juliana Barreto. Mais do que falar sobre a UQ, eles mostraram com através da arte o que é a UQ.

A quebradeira Leda Lessa, cantadora de histórias, apresentou seu jeito irreverente e divertido com uma história da galinha d’angola, vestindo indumentária completa da personagem. A idealização do figurino e a confecção de sua própria autoria.

Valéria Barbosa mostrou um pouco de sua literature, com a declamação de cânticos em homenagem a orixás e apresentou dois livros de sua autoria. Falou emocionadamente como a UQ é uma iniciativa democrática e que transforma a vida de muitas pessoas.

Edmar Júnior fez uma performance teatral com sua profundidade e provocação na interpretação.

A quebradeira Juliana Barreto emocionou a plateia contando uma história em homenagem ao seu avô, que era sapateiro, após interpretar seu texto poético dedicado carinhosamente a ele.

Encerrando a performance da Universidade das Quebradas, Sandra Lima apresentou  dois curtas de sua vasta produção como  videomaker, revelando seu olhar crítico-poético. Seus trabalhos foram muito bem recebidos pela plateia.

Toda a performance foi organizada pela bolsista Wanda Lucia Batista e também prestigiada pelo pró-reitor de extensão Pablo Cesar Benetti. Ao final, todos os quebradeiros foram chamados ao palco na qualidade de alunos da UFRJ, todo mundo junto e misturado.

Os quebradeiros na UFRJ nos presentearam com seus saberes e seus talentos.

Canto de um Sapateiro – 03/09/2013

Quem você é?
Sua cor, sua dor?
Sua roupa, seu sapato?
Seu gueto, sua dança?
Seu sexo, sua fé?
Mas me diz:
Quem você é?
Seu silêncio, sua voz?
Seu violino, seu passinho?
Seu cabelo, sua lança?
Seu choro, seu sorriso?
E eu? Quem eu sou?
Preciso dizer
Que pra saber
E pra de todo ser
Eu só preciso ter…
A minha e a tua cor
Vestir-me de você
E com seus sapatos
Pisar seu gueto, brincar sua dança
Ser homem e ser mulher
Duvidar mais de mim
Crêr mais na sua fé
Deitar meu silêncio na tua voz
Ao som de valsa ou cavaquinho
Ser velho e ser criança
Sorrir seu sorriso
Chorando lágrimas de samba

Juliana Barreto
Homenagem ao meu avô o saudoso sapateiro José Antonio da Silva (Seu Zuza), que mesmo sendo homem de poucas palavras me ensinou a mim e toda a minha família que todo individuo tem o direito de ser amado, aceito e respeitado. Foi esse sapateiro humilde e brilhante que me ensinou que pra viver o amor, basta ser humano o suficiente para fazê-lo sem olhar a quem.