Vamos fazer um livro?

Projeto proposto pelo João Griot:

Olá queridos/as quebradeiros/as. Parabéns à todos/as que na última terça-feira dia 30/10/2012 apresentaram seus trabalhos e projetos em nosso segundo território da Universidade das Quebradas biênio 2012/2013.
Neste território tivemos explanações de diversos grupos que já atuam dentro de suas comunidades com atividades diversas que tratam de respeito, diversidade, cultura, educação, formação de jovens e adultos, memória, identidade e afins. Um dos grupos “Lá em casa” levou como convidado o colaborar e parceiro Sérgio que faz parte de um dos grupos da mesma localidade que o grupo “Lá em casa” atua.

Sérgio apresentou um material muitíssimo interessante que é produzido semi artesanalmente, UM LIVRO. Este livro é de total relevância ambiental, pois reaproveita diversos materiais, como o papelão, por exemplo. Acredito que seja de suma importância para este grupo de quebradeiros/as, que faço parte, ter um material desta qualidade e relevância como um dos produtos de sua estada na Universidade das Quebradas, contendo dentro dele um breve release de suas instituições, textos selecionados no site e o perfil da Universidade das Quebradas

Para tal feito se faz necessária ha aprovação da maioria dos quebradeiros/as e o apoio institucional, financeiro e material da Universidade das Quebradas/UFRJ. Acreditasse que o recurso material e financeiro não será exorbitante, logo acredito que será possível o custeio deste material pela Universidade da Quebradas/UFRJ.

Questionamentos possíveis que devem advir posteriormente ha aprovação desta ideia.

  • Sérgio aprova esta iniciativa e participará da criação ensinando aos quebradeiros/as a produzirem este livro?
  • Qual o valor necessário para criação deste material?
  • Quais os quebradeiros/as que concordam com esta iniciativa?
  • Qual a importância deste material para a UQ/UFRJ?
  • Qual a importância deste material para os quebradeiros/as?
  • Como cada um de nós poderá contribuir?
  • Esta pode ser uma ideia que aconteça em todas as edições da UQ? (UQ EM LIVRO)
  • O que podemos fazer para conseguirmos recursos financeiros para este projeto?

Juntos por uma atividade de verdade e potencial.

Quebradeiros e quebradeiras! Boa noite!
Vamos dar desdobramento para o nosso projeto de criação literária.
Para que isto aconteça, precisamos nos dividir em equipes para melhor desenvolvimento das etapas advindas à este projeto.

  1. Precisamos de uma pessoa que entre em contato com o Sérgio e viabilize dia e horário para aprendizagem coletiva da técnica por ele utilizada. Quem será esta pessoa? ______________
  2. Precisamos de alguém que faça uma listagem do conteúdo que estará no livro. Quem será esta pessoa? __________________
  3. Precisamos de uma lista (nome e contato) de quebradeiros/as envolvidos diretamente neste processo. Quem se responsabilizará? ___________________
  4. Precisamos da listagem do material necessário para a oficina. Quem se responsabilizará? ___________________

Acredito que para o início deste projeto, vamos continuar pensando e trabalhando coletivamente para a conclusão deste.

Foto: Zsuzsanna Kilian

 

7 comentários sobre “Vamos fazer um livro?”

  1. Quebradeiros e quebradeiras. Vamos levar este projeto adiante? Temos que concluí-lo agora em 2013. Vamos pensar juntos “nUQ será?, UQ terá?” e como faremos para concluirmos esta ação? Vamos quebradeiras e quebradeiros?!?!!!!!!!

  2. Pessoas!
    Como está a idéia da confecção do livro ?
    Poderíamos desburocratizar o processo e fazer a oficina. Aprender como confeccioná-lo primeiro e depois discutir se vamos produzí-lo, comercializá-lo , ou não…
    Penso que não podemos perder a chance de adquirir essa técnica e fazer jus a essência da UQ , que é a troca de saberes…
    Só produz quem sabe fazer…vamos aprender como ?
    Estou super interessada!

  3. Olá, João Griot! Foi maravilhoso participar do 2° Território e mostrar um pouco do meu trabalho! Pode contar comigo no que precisar, pois sou um “quebradeiro” de coração! Abç!!!

  4. Parabéns por este projeto maravilhoso! A Universidade das Quebradas deveria existir em todas as faculdades. O projeto é verdadeiramente muito encantador. Adriana Montes Claros/MG.

  5. ESTUPENDA A IDÉIA DA uNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS ! Gostaria de conhecer tudo que puder sobre esse projeto. Vocês pretendem estender a experiência a outros Estados? É possivel ter acesso a conteúds importantes desse projeto. Estou verdadeiramente encantada. Moro em Fortaleza/ CE .. Abraços, Cléa

Deixe uma resposta