Marcus Vinícius Faustini, o atual Diretor da Superintendência de Cultura e Sociedade da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, está coordenando, através da OSCIP Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social, o projeto Agência de Redes para Juventude, em 6 comunidades no município do Rio de Janeiro, onde estão instaladas UPPs. São elas: Batan, Borel, Cantagalo, Cidade de Deus, Chapéu Mangueira e Cantagalo.
Este projeto está sendo realizado com 300 jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos e tem como objetivo formar jovens empreendedores culturais para atuação nos seus territórios de origem.
Faustini, através deste projeto, propôs uma parceria com a Universidade das Quebradas,que consistiu em coordenar a etapa do projeto de realização de uma oficina onde um grupo de professores doutores conversaram e analisaram os projetos escritos por esses jovens participantes. A oficina aconteceu na Escola Oga Mitá, no bairro da Usina, nos dias 11 e 12 de junho, sábado e domingo passados e contou com 13 professores mestres e doutores conversando com os participantes sobre seus projetos.
A Agência de redes para Juventude agrupou os participantes a partir dos projetos que tratavam dos mesmos temas e encaminhou para os professores de acordo com suas áreas de trabalho e pesquisa. Os temas propostos pelos jovens abrangeram áreas de saúde, educação, recilagem, música, produção de espaço de cultura e laser, entre outros.
Entre os professores convidados, estavam alguns já conhecidos da UQ, como Amara Rocha, Beá Meira, Aderaldo Luciano e Eliana Silva; Ilana Strozenberg e Sílvia Ramos, do Conselho das Quebradas.
O encontro foi um sucesso absoluto!
Quem quisersabermais pode visitar o blog da Agência, onde alguns dos participantes postaram suas impressões.