Saídas Culturais levam alunos da UQ a destinos marcantes do Rio

Foto: Instituto Odeon

A cada período letivo, a UQ realiza saídas culturais escolhidas de acordo com o eixo temático de estudo. Em todo novo convite, quebradeiros e quebradeiras são convidados para um destino da cidade do Rio, com transporte, curadoria e entradas por conta da instituição. Em 2023, já foram lançadas três programações diferentes, todas carregadas de arte, cultura, educação e muito aprendizado.

Em maio, o passeio ficou por conta do Museu de Arte do Rio (M.A.R), local que abriga a própria Universidade das Quebradas. A proposta foi uma visita às exposições em cartaz no local, contando com guias da Escola do Olhar, polo do Museu que articula arte  e educação para construir valores democráticos e igualitários. Todos os alunos matriculados foram convidados para uma terça-feira de muita cultura.

Junho foi a vez do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, conhecido popularmente pelos cariocas como Feira de São Cristóvão, no Centro da cidade. O local é ponto de convergência entre diversas atividades culturais e artísticas da população nordestina no Rio de Janeiro. Entre as curvas e corredores da Feira é possível encontrar uma gama de bares, karaokês, lojas e palcos musicais recheados de atividades que estavam de braços abertos para receber os alunos da UQ.

O chamado mais recente foi para o Museu Casa do Pontal, um dos mais importantes da cidade quando se trata de arte popular e costumes nacionais. O local foi aberto recentemente, após uma longa reforma e construção da nova sede do local, que guarda os mais de oito mil itens com curadoria de 200 artistas do Brasil todo.

Ficou animado com tantas programações? Pois então fique ligado em todas as redes, assim você vai receber seu chamado para uma terça-feira de muita cultura com mais uma Saída Cultural. Se você já é um matriculado na UQ sua presença é certa. Caso contrário, por que esse não pode ser o pontapé inicial para uma jornada de muito aprendizado com a UQ?