O Lusofalante é um programa radiofônico que reúne entrevistas com artistas, escritores, linguistas, poetas e educadores, dos vários países Lusofalantes, sublinhado pelas músicas destes lugares. Apresenta a diversidade cultural, lingüística e artística e aponta para os diversos matizes, ritmos e falares destes países que de alguma forma se pertencem.
A primeira série de doze programas mostra a diversidade de uma língua resultante das misturas e colagens, num processo de reciclagem que a torna tão rica, dinâmica, orgânica e viva. O programa pretende ser um ponto de encontro, de trocas e conexões entre os Lusofalantes. Busca fomentar o desafio que é encontrarmos o outro através da língua.
Mia Couto, escritor moçambicano em trecho do livro “E se Obama fosse africano”, no Ensaio “Línguas que não sabemos que sabíamos”, diz: Estamos amarrados aos códigos coletivos que comunicamos na vida quotidiana. Nunca o nosso mundo teve ao seu dispor tanta comunicação. E nunca foi tão dramática a nossa solidão. Nunca houve tanta estrada. E nunca nos visitamos tão pouco.
Sou biólogo e viajo muito pela savana do meu país. Nessas regiões encontro gente que não sabe ler livros. Mas que sabe ler o seu mundo. Nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto. Não sei ler sinais da terra, das árvores e dos bichos. Não sei ler nuvens, nem o prenúncio das chuvas. Não sei falar com os mortos, perdi contato com os antepassados que nos concedem o sentido da eternidade. Nessas visitas que faço à savana, vou aprendendo sensibilidades que me ajudam a sair de mim e afastar-me das minhas certezas. Nesse território, eu não tenho apenas sonhos. Eu sou sonhável.
Eentrevistados
Dentre os entrevistados do Lusofalante estão os moçambicanos, Mestre Malangatana Ngwenya, artista plástico e Paulina Chiziane, escritora, Stewart Sukuma e Costa Neto, músicos, Calane da Silva, poeta; do Brasil, a linguísta Ruth Monserrat, o produtor cultural Alemberg Quindins, os músicos Vitor Ramil e Zeca Baleiro, o escritor Joel Rufino dos Santos, o escritor e músico Nei Lopes, o radialista e professor Dário Borim, o ilustrador Jô Oliveira, o escritor Ruy Tapioca; de Cabo Verde a cantora Lura; de Timor Leste o professor José Amaral; de Portugal os músicos JP Simões, José Barros, o produtor cultural Nelson Dona; de Angola o músico Filipe Mukenga; da Guiné Bissau o músico Manecas Costa; de São Tomé e Príncipe o professor João Mota.
O Lusofalante, está disponível de forma gratuita, pode ser utilizado como material para didático e veiculado em rádios públicas, universitárias e culturais.
O conteúdo está também na íntegra no iTunes da Universidade de Coimbra, em Portugal.
O programa foi um dos contemplados no I Prêmio Roquette-Pinto de Rádio da Associação de Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), com apoio do MINC e patrocínio da Petrobras.
LINKS
Lusofalante na íntegra no iTunes da Universidade de Coimbra, Portugal:
http://itunes.apple.com/pt/itunes-u/lusofalantes-audio/id547244104
Teaser do Lusofalante no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=zP76XlaHtdk
Blog do Lusofalante:
http://programalusofalante.blogspot.com.br
Página do Lusofalante no facebook:
http://www.facebook.com/lusofalante
Lusofalante no radiotube:
http://www.radiotube.org.br/buscar.php?b=lusofalante&p=1
Elizah Rodrigues é cantora e coordenadora do projeto Lusofalante.