“- Ocupa, Sandra!” – Falou um dos alunos da UQ.
Seguindo a linha dos últimos encontros Sandra Portugal promoveu uma profunda, inquietante e ao mesmo tempo leve aula sobre o parágrafo e suas estruturas. Foram discutidos através de trechos de obras de grandes pensadores, assuntos complexos como racismo, identidade e valorização e sentimento de pertencimento a cultura negra.
A aula foi iniciada com uma dinâmica baseada no filme A Chinesa (1968), de Jean Luc Godard. Sandra pediu para que os alunos dissessem nomes de personalidades importantes, pensadores, líderes, políticos. Incentivou-os a elaborar ”Um quadro do que realmente nós somos”. O resultado foi um quadro heterogêneo e rico com nomes como: Clarisse Lispector, Abdias do Nascimento, Milton Santos, Tia Ciata, Malcon X, Lima Barreto, Cruz e Souza, Carmem Miranda, entre outros. E ao fim da dinâmica, manteve-se um único nome escrito sobre o quadro branco, o de Zumbi dos Palmares.
Essa diversidade de personalidades escolhidas apresenta a identidade dos alunos como turma e como indivíduos. O fato de muitas dessas personalidades serem negras também se torna um ponto interessante que foi alvo de debate. Em um país com o histórico escravocrata como o nosso, lembrar e valorizar grandes intelectuais negros que fizeram e fazem a nossa história é de extrema importância para que não nos esqueçamos de que nossa cultura não se constituiu apenas por brancos.
Sandra exibiu uma série do programa “Heróis de todo o mundo”, do projeto educacional “A cor da cultura”, que realizou pequenos documentários sobre importantes nomes da cultura afro-brasileira, e que, no entanto, são pouco prestigiados pelo panorama sociocultural e político do nosso país. Neste filme, “Milton Santos – Heróis de todo o mundo”, o professor Kabengele Munanga se apresenta como o geógrafo Milton Santos, um dos nomes citados durante a dinâmica e a partir de um trecho da obra de Milton, Sandra iniciou a explicação sobre as diversas constituições de um parágrafo.
Sob a polêmica dos temas como forma de alcançar um objetivo, Sandra reforçou que se constrói um bom parágrafo tendo a principio uma ideia bem concatenada; encadeada, ligada as suas ideias e argumentos. O parágrafo é o inicio do processo de realização de um bom artigo ou projeto. Sandra citou vários filósofos, educadores, pesquisadores, como exemplos para nos fazer ver as possibilidades de parágrafos para a produção textual e de que maneira encaminharemos a nossa linha de pensamento até o parágrafo concluinte. E claro, instigar todas as questões e reflexões que já existem nos alunos desde quando lhes foi pedido dizer nomes de personalidades que acreditavam fazer parte de suas vidas e da humanidade. E orientou:
“Texto não é gramática, é a ideia em primeiro lugar.”
Referencias:
LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana.
A cor da Fúria (1995): http://www.adorocinema.com/filmes/filme-59062/
A chinesa (1968) : http://ornitorrincocinefilo.wordpress.com/2011/11/12/a-chinesa-jean-luc-godard-1968/
Página A cor da cultura: http://www.acordacultura.org.br/oprojeto
Milton Santos – Heróis de Todo o Mundo: http://www.youtube.com/watch?v=suQV83hsJGk
Indicamos este documentário sobre a globalização – Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá: http://www.youtube.com/watch?v=GntDtPUdnvc
Rafaela Nogueira e Priscila Medeiros – Bolsista PIBEX PACC\UFRJ