Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Fundação Cesgranrio já conta com 193 obras inscritas.
O prazo de inscrições para o Prêmio Rio de Literatura, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Fundação Cesgranrio, foi prorrogado até 18 novembro. Elas podem ser feitas no site do Prêmio.
Após 12 dias desde a abertura do edital, 193 obras já foram inscritas no Prêmio Rio de Literatura. A categoria mais procurada é a de Obras Publicadas/Ficção, com 117 títulos. Já na modalidade Obras Publicadas/ Ensaio há 18 publicações concorrendo. As inscrições para o prêmio de Melhor Autor Fluminense conta com 58 livros inscritos.
Para concorrer à categoria Obras Publicadas, o autor precisa inscrever uma obra de Ficção ou de Ensaio e, em ambos os casos, a primeira edição dos títulos inscritos deverá ter sido publicada entre janeiro de 2014 e setembro de 2015. Os autores dos livros selecionados serão premiados, cada um, com R$ 100 mil.
A segunda categoria, exclusiva para descobrir os novos talentos literários do estado do Rio de Janeiro, irá premiar somente escritores que tenham nascido ou morem no estado. O prêmio, além de oferecer R$ 10 mil ao vencedor, ainda vai viabilizar a edição e a publicação de mil exemplares de sua obra, que serão doados ao autor e distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias do estado.