FACULDADE DE LETRAS | UFRJ
Quebradeiros,
A PRÓXIMA TERÇA, 21 DE JUNHO, SERÁ DEDICADA À ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS E SEUS DESDOBRAMENTOS, SOB A ORIENTAÇÃO DE HELOISA BUARQUE DE HOLLANDA.
10h – 12h – Território de Produção
Desdobramento e discussão dos trabalhos, com Heloisa Buarque de Hollanda
12h – 13h45 – Intervalo para almoço
14h – 16 h – Território de Produção (Continuação)
Desdobramento e discussão dos trabalhos, com Heloisa Buarque de Hollanda
16 h – Intervalo
16h30 – 18h – Território de Produção (Continuação)
Desdobramento e discussão dos trabalhos
QUEM AINDA NÃO INDICOU O TÍTULO, A MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO (qual o recurso q será utilizado), OS QUEBRADEIROS ENVOLVIDOS E A DESCRIÇÃO DO TRABALHO (o que é e como será a apresentação do trabalho), PODE FAZÊ-LO ATRAVÉS DO quebradas2016@gmail.com OU APRESENTAR NO DIA.
MAS, atenção, ESTE DIA SERÁ FUNDAMENTAL PARA A FINALIZAÇÃO DOS TRABALHOS, QUE SERÃO APRESENTADOS DUAS SEMANAS DEPOIS, NUMA GRANDE FEIRA PARA TODOS OS QUEBRADEIROS E CONVIDADOS DA COORDENAÇÃO, COMO EUCANAÃ FERRAZ, PAULO ROBERTO TONANNI, SANDRA KORMAN E OUTROS UQUERIDOS DA UQ.
SEGUEM OS TRABALHOS INDICADOS ATÉ AGORA.
01 – AS MINAS DO CORTIÇO
Quebradeiro(s): Cintya Matos, Rodrigo Telles, Carlos, Denise Andrade, Elisabeth, Mirila, Gabriela, Guilherme
Modalidade de Apresentação: Exposição com projeção
Descrição:
02 – DO CORTIÇO À FAVELA
Quebradeiro(s): Carlos Alexandre, Érica Candido, Lizandra Córdova, Raquel Mascarenhas, Thaiany Pinto e Thaís Bastos.
Modalidade de Apresentação:
Descrição:
03 – TAPA NO BEIÇO
Quebradeiro(s): Marcondes Mesqueu
Modalidade de Apresentação: Performance teatral
Descrição: Personagem homem/mulher entregue à cachaça, que invisivelmente definha próximo de todos.
04 – CORTIÇO DE JANEIRO
Quebradeiro(s): Fernando, Nyl, Andersson da Villa, Douglas
Modalidade de Apresentação: Exibição de vídeo clipe
Descrição:
05 – CORTIÇO: LINGUAGENS E SEUS PERSONAGENS
Quebradeiro(s): Claudia Lucia, Monique Castro, Robsom Martins, Marina Freitas, Rodrigo Rezende, Mirila
Modalidade de Apresentação:
Descrição:
06 – PERSONAGEM BERTOLEZA
Quebradeiro(s): Hare, Jocelin, Ieda, Romualdo, Denise
Modalidade de Apresentação: Performance
Descrição: Performance envolvendo música/dança, Artes plásticas, com enfoque no curso
07 – CAIXA SENSORIAL O CORTIÇO, CX SENSAÇÕES.
Quebradeiro(s): Rê Codagan, Ana Clara, Edison, Ruth
Modalidade de Apresentação: PPT
Descrição:
08 – DO ‘CORTIÇO’ AOS DIAS ATUAIS: A EXPLORAÇÃO DA SEXUALIDADE FEMININA
Quebradeiro(s): Célia Cris Carvalho, Gabriela Azevedo, Monica Álvarez, Jacqueline Nery, Rejane Neves, Sérgio Fonseca, Valéria Milanês
Modalidade de Apresentação: Curta ficcional
Descrição/Resumo: tem como objetivo comentar questões relativas à figura da mulher no círculo social brasileiro, no contexto da sexualidade, por através de um curta-metragem-ficcional (diálogos fictícios entre o “Ontem e o Hoje”), com cunho crítico, que faça uma reflexão sobre a cultura empregada, disseminada e alimentada em nossa sociedade, essencialmente patriarcal e machista (com relação às mulheres e a exploração da sexualidade destas), como sendo um dos valores mais importantes e salientados, gerando, na verdade, segregação feminina em um contexto histórico-social, haja vista que o salientado não visa declarar as qualidades da ‘pessoa-mulher’, mas do ‘objeto-mulher’, fazendo, portanto, dentro dessa lógica, uma cultura peculiar e permanente de diminuição: em si, a mulher não é uma vida ou pessoa… Mas, um “objeto de prazer, de status financeiro-político-social ou objeto-animal reprodutor”…
09 – O PAPEL DA BENZEDEIRA DENTRO DO CORTIÇO
Quebradeiro(s): Ana Paula, Anick Lorena
Modalidade de Apresentação: Vídeo
Descrição:
10 – CIRCUITO CORTIÇO CULTURAL CARIOCA
Quebradeiro(s): Isabela Oliveira, João Victor, Patricia, Jaqueline, Àquila C
Modalidade de Apresentação: Vídeo
Descrição:
11 – A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO
Quebradeiro(s): Robson Francisco Martins e Aline Oliveira
Modalidade de Apresentação: Exposição
Descrição: 1 – A obra é composta por 10 esculturas de mãos, tamanho natural, em cimento, com a bandeira da monarquia pintada na palma. O símbolo, espécie de brasão, será escavado em várias profundidades e, o nome de vários personagens do cortiço será colocado conforme a posição social. Ex: Miranda ficará na mão com profundidade rasa e a Bertoleza na profundidade mais funda. A intenção é provocar a reflexão de que estamos, de uma certa forma, nas mãos do governo, e o título, nome de filme, alerta sobre A mão que cuida desse berço. 2 – A obra será exposta sobre uma mesa com 2mx1,5m, forrada com tecido vermelho. Série de cinco xilogravuras medindo 70×40, com título ainda ser pensado. As gravuras não terão molduras, os papéis serão pendurados, com garras metálicas. 3 – Não Cortiço. A obra é uma interferência, ou alteração na “Lei Áurea” incluindo um projeto social prevendo moradia, trabalho, saúde e educação. A obra terá moldura, e, previsto a dimensão de 50×30. Perdurar na parede. ps: exclui a obra Roda viva. 4 – Apagamentos e interferências no livro “O Cortiço”, criança uma nova narrativa de forma a valorizar as personagens femininas do romance
12 – ENTRE LENÇÓIS
Quebradeiro(s): Denise Kosta
Modalidade de Apresentação: INSTALAÇÃO (com performance ou não)
Descrição: Seria uma série de varais paralelos, com lençóis estendidos, de modo a recriar a estética dos cortiços. A distribuição destes lençóis criaria um caminho entre eles (como um labirinto, através dos quais o espectador seria convidado a caminhar). A intenção é neste caminho colocar itens referente à obra “O Cortiço”, podem ser gravuras, projeções nos lençóis, lavadeiras cantando, personagens que passam sambando ou coisas assim. Entretanto, não havendo possibilidade de intervenções, a própria instalação se basta como expressão de representatividade. Pensei também que os varais podem estar vazios e o próprio público é convidado a estendê-los na performance…