Quebradeiros,
Reiniciaremos as atividades da UQ 2016.2 no MAR na próxima terça-feira, 06 de setembro, EXCEPCIONALMENTE, às 14 h, na sala 2.2 do museu, com os mesmos procedimentos para acessar o curso: dirijam-se à recepção para assinar a lista de frequência e credenciamento.
A partir desta terça a coordenação pedagógica da Escola do Olhar/MAR planejou as atividades que serão oferecidas na parte da tarde, isto é, às 14 h, e que segue em abaixo para o conhecimento de todos.
Para a parte da manhã (10 h) estamos montando outro planejamento, que agregará oficinas e o desenvolvimento dos GTs. Por favor, aguardem…
Assim sendo, esperamos reencontrá-los na próxima terça, 06 de setembro, às 14h, no Museu de Arte do Rio (Pça Mauá, 5 – Centro – RJ).
Um abraço e sejam bem-vindos! !!!
A Coordenação Pedagógica da UQ | UFRJ
ARTES, CULTURA E PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO.
Inspirada no tema investigado pela Universidade das Quebradas para 2016: abordar alguns marcos do pensamento social brasileiro, através da literatura, a programação da UQ no MAR 2016.2, tem o objetivo de abranger essa reflexão, trazendo os desdobramentos desta reflexão para o âmbito do museu e da história da arte moderna e contemporânea brasileira.
Os convidados abordarão questões como as relações e fronteiras entre arte e cultura, as politicas de representação e produção de identidade que marcam as produções de imagem nos séculos XX e XXI além de debatermos e o papel dos artistas na problematização e reflexão das teorias sobre a brasilidade.
PROGRAMAÇÃO na sala 2.2 do MAR , às 14 h:
06 de setembro – A presença e a representação do negro na História da Arte Brasileira – Renata Bitencourt (SP)
13 de setembro – Imagens da escravidão e do racismo – Lilia Schwarz (SP)
20 de setembro – Arte Moderna e a questão da brasilidade – Marcelo Campos (RJ)
27 de setembro – Arte e Cultura – Fronteiras e aproximações – Com Ivair Reinaldin (RJ)
27 de setembro – Arte e Cultura – Fronteiras e aproximações – Com Ivair Reinaldin (RJ)
04 de outubro – O que faz a arte contemporânea diferente da arte moderna? Marília Panitz (DF)
18 de outubro – Práticas Artísticas Contemporâneas – Trocas de experiências – Alteridade na arte contemporânea – Virgínia de Medeiros (SP) e Alexandre Sequeira (PA)
25 de outubro – Laboratório Lugar de Fala
08 de novembro – Práticas Artísticas Contemporâneas – Trocas de experiências – Público e Privado – Shima (BH) e Jonathas de Andrade (PE)
22 de novembro – Laboratório Lugar de Fala
29 de novembro – Proposta de conclusão de curso desenvolvido conjuntamente com os participantes