A psicanálise perturbou nossas mentes na última terça-feira. Mais do que uma aula: uma imersão em nossos pensamentos mais escondidos. Foi isso o que significou para muitos de nós a aula da Prof. Numa Ciro. Lições sobre os estudos e a vida de Freud, bem como as aplicações das mesmas em vários momentos do nosso dia-a-dia foram abordadas incisivamente e com muita sabedoria.
Numa trabalhou temas como transtornos mentais, homossexualismo, pedofilia, suicídio, sexualidade, infância e outras questões polêmicas, além de nos dar um apanhado geral sobre a vida pessoal de Freud, o que pôde também nos levar a interpretar diferentemente certas teorias instituídas por ele, por exemplo o complexo de Édipo.
Afoitos pelo conhecimento, os quebradeiros disputaram ‘a tapa’ o microfone no momento das perguntas. Foi como se cada um de nós estivesse se identificando com os complexos estudos de Freud e desejando se inteirar cada vez mais sobre o assunto. Dois tempos de aula foram pouco para responder a todos os nossos questionamentos. Até mesmo quem não concorda com os conceitos do pai da psicanálise ouviu com admiração as proposições de nossa querida Numa.
Depois dessa, acredito que todos tiveram vontade de fazer análise. Foi tão bom que mal podemos esperar pela próxima. Valeu Numa!
Texto: Cibele Reschke de Borba, bolsista PIBEX 2011
Foto:”contraste tamanho” por vaca. – CC BY-SA 2.0