Dia 29/11 o idealizador do iÓrbita estará na Universidade das Quebradas para apresentar o projeto e, junto com os Quebradeiros, descobrir as melhores formas de participação ativa nele.
O Projeto iÓrbita ocupará a cidade do Rio de Janeiro, a partir de TODAS as estações do Metrô, Linha 1 e Linha 2, transformando vagões, plataformas de embarque, todo subterrâneo e mais o entorno (espaço público), assim como também os aparelhos do entorno (sejam eles centro culturais, casas de shows, ongs e demais instituições). Veja a apresentação do projeto.
O objetivo é fortalecer uma rede viva que una toda a cidade, do morro ao asfalto, da zona sul a zona norte, com um mês inteiro dedicado a ARTE-EDUCAÇÃO-MEIO AMBIENTE.
Durante o mês de Maio de 2012 haverá exposições permanentes nas estações, apresentações de Teatro, Cinema, Dança e Música, Oficinas de capacitação, formação e transmissão de tecnologias humanas, laboratórios, palestras, debates e muita diversão.
Tudo para descobrirmos juntos os rumos possíveis para a ocupação permanente da cidade e seu verdeiro desenvolvimento ligado a estas novas categorias, criação e construção de áreas verdes, ligadas à refundação do próprio espaço urbano, logo, do próprio corpo humano, aliadas ao plantio de quiosques literários. Assim como também a colheita do lixo que vira horta vertical e obra de arte nas mãos de nossos artistas galáxias que em Órbita transmitem e aplicam concretamente seus conhecimentos.
Sessões de cinema brasileiro de ligação, filmes como PachaMama de Eryk Rocha, Terras de Maya Darrin, Estrada Real de Pedro Urano, Tamboro e Amazonia de Sérgio Bernardes, uma Mostra com todos os filmes do Vídeo nas Aldeias, filmes realizados pelo índios brasileiros, em sessões especiais para estudantes da rede pública, seguidas de debates com seus realizadores e também oficinas de cinema. Lançamento também de Flutuantes de Rodrigo Savastano, filme que mostra brasileiros e suas descobertas geniais ligadas ao mundo e principalmente à natureza.
Lançamento e recrutamento para o projeto Floresta, uma gigantesco portal sobre a Floresta da Tijuca que vai transformar tudo que já se viu em relação a florestas urbanas. As oficinas se concentrarão nos Museus de Favelas (Cantagalo, Pavão, Pavãozinho), na Central do Brasil e na Pavuna, assim como em outros lugares também…
O Projeto iÓrbita se propõe a ser um universo que chama e estimula galáxias a se encontrarem e juntas criarem coros de estrelas super novas, prontas a desbravar lugares nunca antes vividos deste Cosmos chamado Rio de Janeiro.
Vai perder essa?