O escritor Peter Meyers abre o projeto, que vai discutir o livro na era digital e as novas perspectivas na leitura e na configuração da narrativa
O Oi Cabeça chega à segunda edição, agora rebatizado de Zona Digital, e vai reunir a partir de outubro e nos próximos meses, pesquisadores, escritores e grandes pensadores nacionais e internacionais no Oi Futuro do Flamengo. Projeto da Aeroplano Editora, com curadoria das professoras Heloisa Buarque de Hollanda, Cristiane Costa e Eliane Costa, a série vai discutir o impacto das novas tecnologias na criação cultural em base digital e seu reflexo no mercado editorial. “Vamos promover um debate sobre o livro e suas narrativas nesse novo cenário que se estabelece com a presença de tecnologias de ponta em todas as etapas de produção e criação editorial. O mercado, perplexo diante do avanço digital, está buscando formas de se adequar a essa nova era”, diz Heloisa.
O primeiro encontro, no dia 18 de outubro, tem como convidado o americano Peter Meyers, autoridade em literatura digital e autor dos livros Enhanced Ebooks Today & Tomorrow: A Survey for Authors and Publishers e Best iPad. Colaborador do The New York Times e do Wall Street Journal, Meyers vai discutir, ao lado de Cristiane Costa, o tema “O Livro Expandido”. Seu blog, www.newkindofbook.com, é referência sobre o assunto e discute profundamente os rumos da literatura na era digital, mapeando as novas possibilidades de expressão oferecidas pela arte tecnológica.
“O projeto Zona Digital veio para apresentar pensamentos de ponta. Estimular a criação. Provocar e aprofundar debates. Criar uma articulação e promover a produção compartilhada entre artistas e pensadores do universo digital”, diz Cristiane Costa.
Ao longo dos próximos meses, o Zona Digital reabrirá um espaço importante no debate intelectual, trazendo para o Brasil outros grandes pensadores, ampliando o espectro do projeto original, iniciado em 2011 com o Oi Cabeça. Ao lado das questões geradas pela convergência de linguagens e mídias, serão abordadas questões sociais geradas pelos avanços tecnológicos e pelas práticas low tech que começam a se manifestar como saídas criativas no universo digital.
Outra novidade dessa edição é o formato de Palestra Ação: apresentação seguida de experiências aplicadas e interação com o público sobre o tema abordado. No final das palestras, o projeto promoverá um encontro com a presença do palestrante, com o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de se conhecerem, aprofundarem os temas da palestra e estabelecerem contatos e parcerias.
O Zona Digital também vai dar visibilidade aos novos criadores com três labfóruns, constituídos por vários artistas e produtores culturais ligados ao tema proposto liderados por um ou dois profissionais reconhecidos de cada área. A escolha dos participantes será feita através de chamadas no hotsite do projeto no Portal Literal, da revista Zona Digital, do site da Aeroplano e do site do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV.
ZONA DIGITAL – 18 de outubro
O Livro Expandido, com Peter Meyers e Cristiane Costa
Sobre Peter Meyers – escritor, criador do blog www.newkindofbook.com, escreve sobre livros digitais para os jornais The New York Times e Wall Street Journal. É autor do livro Breaking the Page: Transforming Books and the Reading Experience e co-fundador da primeira editora multimídia, a Digital Learning Interactive.
Serviço:
Oi Futuro – Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63)
Dia 18 de outubro, às 19h30
Entrada franca (senhas distribuídas 30 minutos antes do evento)
OS PRÓXIMOS ENCONTROS
Nos próximos encontros, o Zona Digital levará ao Oi Futuro do Flamengo os seguintes temas: O Livro Transmídia (com Carlo Carrenho, Luiz Noronha e Helena Klang ), O Livro Aplicativo (com Greg Bateman (lab VOOK) e Cristiane Costa) , Rompendo a Cadeia Editorial (com Jesse Potash, do Publush, e Gabriela Dias), Jogos Narrativos (Guilherme Xavier, Israel Mendes, Ana Paula Severo e Pedro Augusto Francisco, com mediação de Arthur Protásio), Acessibilidade.com (com Suzana Herculano, Claudia Werneck, Marcelo Yuka e Marco Antonio de Queiroz, e mediação de Eliane Costa). Para encerrar o projeto, está prevista uma Ópera Literária, com Arnaldo Antunes e 10 convidados.
SOBRE AS CURADORAS
Cristiane Costa é coordenadora do curso de jornalismo da ECO-UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura e pesquisadora do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Foi editora do Portal Literal e hoje edita o site Zona Digital.
Heloisa Buarque de Hollanda é escritora, professora de teoria crítica da cultura da UFRJ, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), diretora da Aeroplano Editora e Consultoria e curadora do Portal Literal . É autora de muitos livros, entre eles Impressões de Viagem, Cultura e Participação nos anos 60; Pós Modernismo e Política; O Feminismo como Crítica da Cultura; Guia Poético do Rio de Janeiro; Outra Línea de Fuego: 15 Poemas Ultracontemporaneas; Enter, Uma Antologia Digital; Escolhas: Uma Autobiografia Intelectual.
Eliane Costa é professora da Universidade Cândido Mendes, formada em Física pela PUC-Rio, com pós-graduação em Engenharia de Sistemas, pela COPPE/UFRJ e MBA em Comunicação com formação em Marketing pela ESPM. É mestranda em “Bens Culturais e Responsabilidade Social” no CPDOC da FGV-Rio, com dissertação sobre o posicionamento do Ministério da Cultura (na gestão Gilberto Gil) diante do cenário das tecnologias digitais e das redes. Trabalhou na Petrobras de 1975 a 2011. Atuou nas áreas de Tecnologia da Informação, na Universidade Petrobras (área de ensino voltada à força de trabalho) e na Comunicação Institucional.
SOBRE O OI FUTURO
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.
O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou,por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.