OI FUTURO DEBATE “JOGADOR DE MIL FASES”

Jogos eletrônicos são o tema do próximo Zona Digital, marcado para o dia 5 de março, às 19h30, no Oi Futuro Flamengo. Os convidados são os idealizadores Guilherme Xavier e Arthur Protasio, além de Simone Campos e Pedro Augusto Francisco, que levarão para o centro do debate questões relevantes, como o conceito do jogo como produto cultural e a influência que exerce hoje sobre as novas gerações. Eles têm como base artigos e temas do livro “Jogador de Mil Fases”, que reúne autores brasileiros e estrangeiros e será lançado no primeiro semestre.

Em pauta, textos que dialogam sobre narrativas e cenários como o do diretor japonês Akira Kurosawa, no jogo “Way of the Samurai 3”; os impactos da 2ª Guerra Mundial, no “Red Orchestra”; antropologia no velho oeste em “Red Dead Redemption”; e também uma discussão do papel da mulher na sociedade, através de “Amazon: Guardians of Eden”.

O debate promete desconstruir a ideia de que jogos eletrônicos são rasos. “Não são apenas aspectos gráficos ou comerciais que precisam de discussão. Também precisamos pensar a importância dos jogos como uma mídia expressiva composta por obras artísticas e culturais, como filmes e livros”, defende Arthur Protasio.

Com curadoria de Heloisa Buarque, Eliane Costa e Cristiane Costa, o Zona Digital promoveu nos últimos meses encontros entre artistas, escritores, editores e estudiosos da cibercultura para discutir os rumos da arte nos dias de hoje e o impacto da mídia digital sobre o mercado cultural. Entre eles, Jesse Potash, desenvolvedor da plataforma Publush; Carlo Carrenho, fundador do Publishnews; e Greg Bateman, um dos criadores do Kindle. Projeto da Aeroplano Editora, o Zona Digital tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

ZONA DIGITAL – 5 de março:

Serviço:
Oi Futuro – Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63)
Dia 5 de março, às 19h30
Entrada franca (senhas distribuídas 30 minutos antes do evento)

Sobre os participantes da mesa:

Guilherme Xavier é CEO da Donsoft Entertainment. Além de designer de jogos e palestrante na área do entretenimento eletrônico, lançou em 2009 o premiado jogo Capoeira Legends: Path to Freedom e no ano seguinte, o livro pela editora 2AB intitulado “A condição eletrolúdica”.

Arthur Protasio é escritor, roteirista e pesquisador. Coordena o projeto de pesquisa de jogos, CTS Game Studies, da FGV e é presidente da IGDA-Rio.

Simone Campos é escritora, tradutora e editora. É jornalista e produtora editorial pela UFRJ e atualmente mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ. Estreou na literatura aos 17, com o romance No shopping.

Pedro Augusto Francisco é pesquisador e professor do Centro de Tecnologia e Sociedade, coordenador do projeto Open Business Models.

Isabel Ferreira é graduada em Letras pela PUC-Rio de Janeiro e mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela mesma instituição. Atua nas áreas de revisão, copidesque e tradução