Música e dança Indiana

No próximo encontro da Universidade das Quebradas no dia 2 de abril, teremos a presença da musicista, educadora e terapeuta vocal Alba Lírio.

Alba vai falar da música no oriente, vai demonstrar a escala musical indiana de 22 tons, vai nos contar o que  são os ragas, os mantras, invocações e os cantos devocionais. A aula da Alba Lírio nos levará a pensar sobre a relação da voz com o corpo e do corpo com a mente.

 

Alba Lírio é formada em Comunicação Social (PUC RJ e Facha) e em Educação Vocal (The Vox Mundi School, San Francisco, Ca., piano e teoria musical pelo Conservatório Brasileiro de Música RJ). Como musicista, compositora, educadora e terapeuta vocal, escritora e pesquisadora atua no campo das artes e das tradições vocais de matriz indígena, afro-brasileira e indiana. Há 20 anos dirige no Brasil a Vox Mundi School of the Voice, com sede no Rio de Janeiro, e ministra regularmente cursos em educação da voz no país e no exterior, para músicos, não-músicos, profissionais da voz e público em geral. Há sete anos ministra o Curso Intensivo Yoga da Voz em Brasília, que também acontece no Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires. É professora convidada de instituições nacionais e internacionais (Unipaz, PUC Rio, Universidad Del Hombre de Buenos Aires, Casa das Palmeiras, Sistema Rio Abierto do Uruguai e Espanha, Vox Mundi EUA, India e Argentina, Shivananda Ashram, Bahamas). É ministrante da Oficina de Cantos Afros Ayaya Vox Mundi nos Festivais de Dança, Música e Cultura Afro-Brasileiras. É educadora vocal de atores, destacando-se a preparação do núcleo indiano da novela “Caminho das Índias”; é professora regular dos grupos teatrais Moitará, Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades, Gigantes pela própria Natureza, e Grupo Off-Sina. Como pesquisadora e escritora é autora do livro “Baixinha: biografia de uma operária da fé; é co-autora do livro biográfico “Heitor dos Prazeres, sua Arte e seu Tempo”, em parceria com o filho do artista; foi pesquisadora e roteirista do documentário “Quilombos Raízes do Brasil”, foi coordenadora editorial do livro comemorativo dos 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e co-autora do livro “O Espirito das Águas”, sobre o Rio São Francisco. Foi repórter da Radio Globo e coordenadora de Comunicação da Radio MEC.

 

Foto: sriimage