No próximo dia 20 de junho, 2a-feira, acontecerá no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250 – Urca – RJ), o III Fórum de Imigração do Rio de Janeiro. O evento, organizado pelo Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECo), tem como tema de 2011 ‘Trocas Interculturais/Novas Identidades Locais’.
No Brasil, país que inventou a miscigenação, o modelo multicultural não resiste à força do contágio social e subjetivo. Logo depois da etapa de transição – durante a qual os refúgios comunitários são estratégicos para o estabelecimento e aclimatação –, o imigrante se encontra gradativamente impelido a se inserir no tecido social e cultural local.
A dinâmica de atritos e negociações, mas também de mimetismos, empréstimos e trocas mútuas, por parte do imigrante e do nativo, acaba deixando marcas identitárias profundas dos dois lados e permitindo o aparecimento de espaços simbólicos verdadeiramente interculturais. São espaços de interseção, onde o próprio e o emprestado, o novo e o antigo, o autêntico e o traduzido se tornam partes do mesmo conjunto identitário e subjetivo que envolve, inova e ensaia novas possibilidades de estar-junto e estar-no-mundo.
O III Fórum de Imigração convida estudiosos, pesquisadores, especialistas, lideranças comunitárias e interessados em geral para refletir, trocar idéias e debater a realidade migratória no Brasil. O desafio proposto pelos organizadores é, justamente, de trazer para o debate uma reflexão sobre a noção de interculturalidade no Brasil; exemplos de práticas culturais e marcas identitárias imigrantes incorporadas no cotidiano da sociedade brasileira; exemplos de aclimatação da cultura dos imigrantes à realidade local; exemplos de práticas culturais novas e inovadoras, fruto de encontro entre o imigrante e o nativo; uma avaliação dos eventuais benefícios ou prejuízos de tal dinâmica sobre as comunidades culturais estabelecidas no Brasil.
O Fórum acontece durante todo o dia 20, das 8h30 às 17h, e terá duas mesas de debate, mini degustação de comidas típicas de algumas comunidades de migrantes, além de apresentações culturais ligadas ao tema do encontro.
Programação
8h30 – Café da manhã
9h às 12h – Mesa Conceitual
12h às 14h – Apresentações artísticas e comidas típicas
14h às 17h – Mesa Comunidades
Para saber mais, acesse o site ou confira atualizações sobre o evento pelo twitter e Facebook do PET-ECo.