Poesia performativa contemporânea de Pernambuco

Há uma geração de poetas, radicados em Recife, que desde os anos 80 vêm fazendo uma poesia das ruas e nas ruas da capital pernambucana. Conhecidos como Poetas Marginais, estes criadores passaram a recitar (e vender seus livretos) nas ruas, em bares, mercados e outros lugares da cidade.

 

Valmir Jordão é uma das figuras mais importantes dentro deste cenário, junto a autores como Miró da Muribeca, França de Olinda, Érickson Luna, e tantos outros. Performático e urbano, poeta de textos curtos, poemas piadas e haikais como de textos de maior fôlego, Valmir tem viajado pelo Brasil com sua poesia, se apresentando do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.
A participação dele na UQ terá primeiro uma introdução a esse universo da poesia marginal recifense, e em seguida, a apresentação do próprio poeta, com uma conversa criativa sobre poesia corporalmente compartilhada, que evoluirá para uma roda de poesia falada.
No encontro com os quebradeiros, Valmir Jordão terá o apoio de André Telles do Rosário, pesquisador visitante do Pós-Doutorado do PACC. André estudou a obra de Miró e França, outros poetas deste grupo, e também viajou recitando com tais poetas e com Valmir, entre 2007 e 2009.