Os trabalhos no dia 19 de novembro começaram com o território do encontro, um momento dedicado à opinião entre alunos, professores e coordenadores, sobre o andamento das aulas e projetos. Um dos pontos tocados pelos quebradeiros foi a insistente falta de oportunidades para uma maior interação entre a turma. Também se falou sobre a presença, as saídas culturais , o trabalho a ser feito para o território da linguagem e as últimas atividades do ano.
A professora da Faculdade de Educação da UFRJ Monique Andries Nogueira ministrou uma das aulas mais esperadas do semestre sobre como fazer projetos, esclarecendo muitas dúvidas a respeito do formato do trabalho final.
Ficou decidido que serão aceitos artigos ou projetos para editais. Com algumas regras similares para os dois. Monique salientou que é necessário ter afinidade com o tema, no caso do artigo é preciso ter uma bom fechamento das ideias, foco e um recorte especifico.
Ela dividiu o projeto em três partes, são elas:
Tema – Algo que seja importante para o autor, que se tenha algum conhecimento prévio, para que o projeto não se torne superficial.
Justificativa – Mostrar a relevância do seu projeto, nas dimensões social e pessoal. Você tem que saber como “vender seu peixe”.
Objetivos – Representam os resultados que devem ser alcançados. Mas atenção; é preciso ter cuidado para não superestimar os objetivos. Os objetivos devem estar diretamente ligados ao projeto e não depender de outros fatores.
É aconselhável que se escreva na norma considerada padrão pela sociedade.
Após a apresentação dos slides houve uma divisão entre dois grupos, um deles era mais focado para os quebradeiros que estão interessados em fazer o projeto como trabalho final, os quais serão auxiliados pelo produtor Pablo Ramoz, e outro para os que escolheram o artigo auxiliados por Monique.
Bibliografia:
- ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 9ª. Ed. São Paulo: Perspectiva,1992.
- HENRIQUES, C.C. e SIMÕES, D.M. A Redação de trabalhos acadêmicos – teoria e pratica. 3ªed. RJ: UERJ, 2004.
- HOUAISS, A. VILLAR. M. Dicionário Houaiss da lingua portuguesa. RJ: Objetiva, 2001
- MOREIRA, H. E CALEFFE, L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2ª. Ed. RJ: Lamparina, 2008.
Links:
- Guia para elaboração de projetos: http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2010/11/bolsa_criacaoliteraria_2010_guia.pdf
- Guia para elaboração de projetos: http://www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/03/Petrobras-Roteiro-para-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-projetos.pdf
- Guia de elaboração de artigos: http://pt.scribd.com/doc/54219288/COMO-ESCREVER-UM-ARTIGO-ACADEMICO
- Para consultar teses no portal da Capes: http://www.periodicos.capes.gov.br/
Octávio de Souza – Bolsista PIBEX PACC\UFRJ