Em meio às promessas de pacificação, a Via Sacra da Rocinha sobe o morro

Quebradeiro dirige a vigésima primeira apresentação, da já tradicional, Via Sacra da Rocinha, que acontece no dia 29 de Março de 2013, Sexta-feira da Paixão, com início marcado para as 20h e previsão para durar três horas.

Mais uma vez a Rocinha vai parar completamente para acompanhar o trajeto da Via Sacra pela comunidade, início no Largo do Boiadeiro e segue até a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Ao todo, serão 22 cenas, que cobrem do batismo de Jesus até a sua ressurreição.

O texto de José Maria Rodrigues e direção do quebradeiro Aurélio Mesquita é uma realização da Companhia Teatral Roça Caçacultura, com o patrocínio da LIGHT e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura. O evento reúne, principalmente, jovens da comunidade interessados na atividade teatral. Este ano, Jesus será representado pelo ator André Martins.

O Teatro itinerante, que mistura religião e realidade, atrai anualmente uma multidão para uma caminhada de 2,7 quilômetros pelo bairro da Rocinha. Este ano a produção é da TV Tagarela e o elenco formado durante três meses por moradores e estudantes, mais o corpo de artistas da Cia Roça Caçacultura.

Apesar do tema religioso, a encenação tem abordagem reflexiva sobre a cultura e a vida nos dias de hoje. O tema deste ano é a Guerra de Canudos, e traça um paralelo da chegada da República a Canudos e o novo momento vivido pelas favelas pacificadas.

O espetáculo é apresentado desde 1992 por uma equipe de 150 pessoas, a céu aberto, nas próprias ruas da comunidade.

Do Largo do Boiadeiro (parte baixa da Rocinha) e seguindo até a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem ao meio da favela!