O ano de 2022 foi muito especial para a Universidade das Quebradas! Com a temática Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria, o curso deste ano teve início em abril e terminou em novembro, culminando em alguns trabalhos e eventos abertos ao público no mês de dezembro. Os quebradeiros puderam, por meio dessas ações, não só aprender mais sobre os assuntos explorados durante o ano, mas também expor seus trabalhos.
Um dos eventos foi o Dia da Escuta, que aconteceu em 04 de dezembro, uma ação que se dedicou a ouvir mulheres que viveram ou vivem situações de violência doméstica, e a transformar essas escutas em arte. A proposta pretendeu acolher essas mulheres e ressignificar suas dores em expressões artísticas que foram expostas no Museu de Artes da Maré.
No dia 10 de dezembro, foi a vez do Ter Histórias e Territórios, uma exposição aberta ao público por três meses. O evento que deu origem à exposição foi uma ocupação dos alunos quebradeiros na biblioteca do Museu de Artes do Rio (MAR), em que expuseram várias atividades, como performances artísticas, apresentações de música e lançamento de livro.
Esta edição contou, principalmente, com o apoio do Museu de Arte do Rio (MAR), onde aconteceram as aulas durante as terças-feiras do ano, e da Festa Literária das Periferias (Flup) 2022.