Ficção e poesia românticas na próxima aula da UQ

Na próxima 3a-feira, dia 7 de junho, a professora Claudia Matos comanda a tarde inteira da UQ com duas aulas sobre a Literatura no Romantismo:

Na primeira aula, Claudia traz aos Quebradeiros o tema Poesia romântica brasileira:

Através dele, pretende expor que a evolução do Romantismo no Brasil combina influxos externos e fatores locais, relacionando-se, da consolidação da independência política às campanhas pré-republicanas, com o processo histórico de construção da nacionalidade.

O indianismo, inicialmente elaborado na crítica e na poesia da chamada 1ª geração romântica, com destaque para Gonçalves Dias, será o campo mais característico da busca por uma literatura nativista e diferenciada. Já os poetas da 2ª geração, como Álvares de Azevedo, sobrepõem à expressão do Brasil problemas mais pessoais e subjetivos, numa temática mais cosmopolita e universal. A 3ª geração expressa ideais de progresso e modernização, como os da poesia abolicionista de Castro Alves.

 

Na segunda metade da tarde, o tema trazido pela professora é a Ficção romântica brasileira:

Claudia pretende mostrar que, no Romantismo, o romance é um gênero favorecido pelo público leitor em expansão nas classes burguesas, que consome folhetins e volumes de temáticas diversificadas: romances históricos, romances sentimentais, regionais e urbanos.

No Brasil, o romance indianista é uma das principais expressões da busca por uma representação identitária nacional. Neste, como em outros campos temáticos, José de Alencar avulta como o maior ficcionista do Romantismo brasileiro.

 

Para se preparar para a aula, cada aluno deve ler o material abaixo, indicado pela própria professora:

AULA: Poesia romântica brasileira

– Poemas de Gonçalves Dias [fonte 1 ou fonte 2] (especialmente: “Canção do exílio” (p.11-12), “Deprecação” (p.20-21), “Não me deixes” (63), “I-Juca-Pirama” (108-124), “Marabá” (125-126), “Canção do tamoio” (127-130))

Poemas de Álvares de Azevedo (especialmente: “Cantiga”, “Lembrança de morrer”, “Meu sonho”, “Se eu morresse amanhã”, “Soneto IV”, “Soneto VII”, “Último soneto”)

Poemas de Casimiro de Abreu
As Primaveras, de Casimiro de Abreu (especialmente: Prólogo (p.1-2), “Canção do exílio” (p.4-5), “Canção do exílio” (p.9-10), “Meus oito anos” (p.14), “A valsa” (p.36-39). “O que é – simpatia” (p.49-50), “Minha’alma é triste” (p.67-69))

Poemas de Castro Alves (especialmente: “O navio negreiro”, “O adeus de Teresa”, “A canção do africano”, “Sangue de africano”, “Tirana”, “O século”.)

Não deixe de assistir ao vídeo com a adaptação de “O navio negreiro” para hip-hop!

 

AULA: Ficção romântica brasileira:

– ‘Iracema’, de José de Alencar – texto completo [fonte 1 ou fonte 2] – (ler especialmente o Prólogo e os capítulos I e II, XV, XXXII e XXXIII)

Texto sobre Romantismo em geral e Romantismo no Brasil

 

LEITURA COMPLEMENTAR PARA ESSA AULA –  as obras estão na ordem de importância e é interessante ler ao longo do tempo:


– Sobre a primeira fase da literatura romântica brasileira: Romantismo – 1ª geração /  Romantismo – 2ª geração /  Romantismo – 3ª geração

– Sobre ficção romântica brasileira

– Sobre o romance romântico no Brasil (vai até a página 16)

Elementos biográficos e críticos; texto completo de romances, crônicas e peças de teatro: José de Alencar /  Joaquim Manuel de Macedo /  Visconde de Taunay

Para pesquisar e baixar textos completos de muitas outras obras: site Domínio Público

 

Boa leitura, Quebradeiros!