Hugo Sukman lança livro “Histórias paralelas: 50 anos de música brasileira”

O jornalista e crítico musical Hugo Sukman, que ministrou uma aula sobre samba na Universidade das Quebradas, lança seu livro Histórias paralelas: 50 anos de música brasileira.

Cada capítulo do livro é dedicado a uma linha evolutiva, trazendo diferentes ritmos e suas revoluções próprias. São abordados o samba, a MPB, a Tropicália, a Jovem Guarda, o brega, o instrumental, a música nordestina e a diversidade das cidades. Mais que uma pesquisa exaustiva sobre cada uma das linhas, o livro ilumina certas cenas e dá a elas novos significados.

Procuro jogar luz sobre fragmentos como a lista de músicas do disco de Elis de 1966, que trazia toda a geração que seria a MPB e que encerra com a única música que restava à cantora depois de apresentar aqueles nomes: “Carinhoso”. (…) Não é um livro de histórias novas, apesar de algumas serem, como a de Paulo César Pinheiro contando que viu Gil vaiando Chico Buarque (Caetano afirma que Gil defendia Chico) no Festival da Record de 1968 e pensou então em abandonar a música, afirma Sukman.

Um livro imperdível, que traz uma nova visão sobre a música brasileira.

Anote na agenda:
Lançamento do livro “Histórias paralelas: 50 anos de música brasileira”
15 de setembro – 19h
Livraria Argumento – Leblon

Leia a matéria completa

Fonte: O Globo

Foto “Zé da Velha & Silvério Pontes” de deltafrut – CC BY 2.0

Deixe uma resposta