III Fórum Onda Cidadã

Mídia livre é tema de discussão. A coordenadora da Universidade das Quebradas, Beá Meira, e a quebradeira Ana Paula Silva da BemTv participaram do III Fórum Onda Cidadã, que ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto, em São Paulo.

O projeto do Itaú Cultural é uma ação de mapeamento de grupos de mídia livre do Brasil. O Onda Cidadã foi criado em 2003, inicialmente com o objetivo de reunir e mobilizar pessoas e emissoras de rádio comunitárias, públicas e universitárias a fim de estabelecer uma rede de troca de informações e experiências entre profissionais e dirigentes do setor. Mais tarde passou também a reunir outras formas autônomas de comunicação além das rádios comunitárias: imprensa alternativa, blogs, fanzines, videoblogs, podcasts, mídia tática, arte tática.

Algumas dessas mídias mapeadas fizeram coberturas alternativas de eventos como o Festival de Cinema de Nova Iguaçu e o Catraca Livre.

Dados sobre o mapeamento de mídias livres no Brasil foram apresentados nesse III Fórum. O mapa contou com mais de 300 iniciativas de ativismo cultural ou mídias livres. O que possibilitou a identificação de metodologias de trabalho, público-alvo, tipos de profissionais, além de outras informações sobre a cadeia produtiva da “cultura livre” no Brasil, que estão disponíveis no site do programa.

A Beá Meira foi relatora do fórum e fez um caderno ilustrado sobre o evento. Trazendo visualidade ao texto, o material mostra de um jeito diferente o que aconteceu neste encontro. Você pode conferir o livro aqui, que destacou a apresentação dos argentinos Iconoclasitas. O grupo faz um trabalho de mapeamento ideológico com grupos ativistas na América Latina.

Por Mariana Mauro (Bolsista PIBEX – ECO/UFRJ)