Está no ar o projeto Zona Digital, criado pela professora Heloisa Buarque de Hollanda, dentro do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ e com o apoio da Funarte.
E você está convidado para o lançamento:
Na primeira edição de Zona Digital, assista a Manuel Castells falando sobre redes e revolução, leia artigos inéditos de André Lemos e Cícero Silva e aprenda a fazer um e-book.
Zona Digital pretende apontar tendências, abrir espaço para a criação, reflexão e debates sobre as novas perspectivas da narrativa abertas pela mídia digital em diversas áreas como literatura, artes visuais, design, artes cênicas, entre outros.
O novo espaço não quer se restringir ao público universitário, mas incorporar pensadores, artistas, escritores, ativistas e desenvolvedores. Ser um local de reflexão, de criação e de divulgação, convergindo espaço físico e virtual.
A cada mês, um artista será convidado a conhecer e utilizar uma nova experiência narrativa e descrevê-la. No site, o público poderá acompanhar o resultado de sua criação: do trailer de um livro, ao twitter de um crítico, da performance on-line de um ator, artista plástico ou músico ao making of de um projeto de design, passando por criações feitas e acessadas por internet. Em seu conjunto, a Zona Digital será uma agregadora de links, notícias, aulas, experiências e artigos, tanto nacionais e internacionais.
Em Zona Digital haverá espaço para:
Reflexão crítica sobre cultura digital
Criação
Tendências
Debates Entrevistas
Zona Digital pretende ser um marco na formação de uma audiência atenta à evolução das artes digitais no país. Adaptando-se às novas demandas, será um exemplo vivo de como a publicação, distribuição e visualização de produtos culturais estão sendo dramaticamente transformadas pela comunicação digital.
Faça parte desta grande rede de pesquisadores. Conheça o site, assine a newsletter, acompanhe pelo Twitter e pelo Facebook. Colabore mandando links para divulgar seu blog, site, ensaios, livros e trabalhos. Zona Digital está aberta para você.
Fonte: Heloisa B. de Hollanda e Cristiane Costa