Nesta última terça-feira, a professora Sandra Portugal iniciou suas atividades na UQuebradas apresentando o pensamento de Madalena Freire acerca do trabalho coletivo: “ A força do coletivo está na possibilidade de transformar os vários olhares em uma visão panorâmica do assunto.”
Sempre muito cuidadosa, suas palavras promoveram uma reflexão a respeito da importância da construção coletiva e do crescimento individual que se constrói a partir de ações coletivas bem encaminhadas. Reforçando o conceito de que os componentes de um grupo, que se constrói no espaço heterogêneo, respeitando as diferenças e explorando as habilidades individuais, podem ganhar muito.
Com a certeza de que novas ideias são construídas a partir de uma discussão coletiva sempre respeitando a bagagem individual, Sandra Portugal seguiu suas atividades propondo a formação de quatro grupos que a partir da interpretação de textos propiciou mais uma oportunidade de aprendizagem, interpretação e construção coletiva de conhecimentos.
Mais uma tarde proveitosa e a certeza da valiosa participação de todos os quebradeiros nesta construção coletiva! Até a próxima!
( Por: Wanda Lúcia Batista Teixeira – Bolsista PIBEX- Fac. de Medicina T.O- UFRJ)