Texto escrito por Mariana Barros e Monica Artiles
No nosso primeiro encontro, dia 19/4, a psicóloga e jornalista Sandra Korman, da Agência UFRJ de Inovação, trouxe para a UQ informações que estimulam o empreendedorismo e a inovação para a gestão de carreira dos quebradeiros. Para incentivar a troca de ideias e dados sobre a história pessoal de cada um, ela apresentou o Laboratório de Setor e Projeto de Vida.
Para Sandra, a pesquisa de setor é uma importante ferramenta para projetos e empreendimentos. Nesta empreitada, foi preciso encarar a tarefa de definir a nossa área de acordo com nossas ideias. Para tanto, realizamos o primeiro mapeamento de setor em que cada quebradeiro se encontra. Assim, criou-se um mural que trouxe à tona os múltiplos interesses comuns em sala de aula como Música, Artes Plásticas, Arte-educação, Moda, Comunicação, Cinema, Artes Cênicas, entre outros.
Em nossa segunda aula, terça passada, 26/04, Sandra Korman propôs uma dinâmica de grupo para levantar dados complementares sobre os participantes e criar uma maior comunicação. Ao fim desta etapa do Projeto de Vida, que visa a evolução dos quebradeiros no mercado de trabalho, construímos um panorama geral de desafios e oportunidades para traçar os caminhos da profissão. Todos os encontros deste ciclo estão interligados, como uma estrutura de curso, por isso a professora destaca a importância da frequência para boa evolução dos trabalhos.
Informações adicionais:
Economia Criativa e empreendedorismo
http://economiacriativapoa.blogspot.com.br/
A utopia do autoconhecimento – Ricardo Goldenberg
https://www.youtube.com/watch?v=hDhtnXt3TeM
Abaixo, a apostila da professora Sandra Korman: